Categorias: Paraíba

Conselho firma termo com Centro Dom Helder Câmara e Unicef para proteção da criança

 O Conselho Estadual de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedca-PB) firmou, nesta semana, um termo de parceria para desenvolver ações conjuntas com Pernambuco e Alagoas para potencializar e fortalecer a proteção de crianças e adolescentes nos três estados. O documento foi firmado entre os estados, o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e o Fundo das Nações Unidas (Unicef).

 

A assinatura aconteceu durante o lançamento do projeto “Tecendo redes pela proteção integral à Infância e Adolescente: contribuindo com o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos em Pernambuco, Alagoas e Paraíba”. O evento foi organizado pelo Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Paraíba e Alagoas no início da semana.

 

A presidente do Conselho Estadual de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedca-PB) e Coordenadora da Escola de Conselhos da Paraíba, Carmen Meireles, destacou que a Paraíba vem desenvolvendo um trabalho intenso e comprometido de enfrentamento à violência contra criança e adolescentes.

 

“Nos últimos quatro anos, foram concluídos os planos de proteção à criança e adolescente, também foram desenvolvidas campanhas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, assim como ao trabalho infantil. O Governo também implantou o Disque 123, que funciona para denúncias de qualquer tipo de violência. Outro aspecto importante são as qualificações que estamos oferecendo aos conselheiros tutelares e de direito por meio da Escola de Conselhos”, resumiu.

 

Prioridade – Ainda de acordo com Carmen Mereles, será realizado um mapeamento das principais experiências de proteção à infância e adolescência nos mega eventos culturais, religiosos e esportivos e no contexto das grandes obras para definir ações que venham minimizar e reduzir os índices de ameaças e/ou violações de direitos de crianças e adolescentes.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

A Caixa Econômica Federal paga nessa sexta-feira (13) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos…

13 de fevereiro de 2026

Bloco Cafuçu desfila pelo Centro Histórico nesta sexta-feira

É dia do Cafuçu. As figuras mais irreverentes e exóticas do carnaval de João Pessoa…

13 de fevereiro de 2026

Operação cumpre mandados contra suspeitos de crimes violentos e tráfico no bairro Alto do Mateus

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (13), uma operação policial com intuito de cumprir 14…

13 de fevereiro de 2026

Confira como fica o trânsito e o transporte no desfile do Bloco Cafuçu hoje na capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa definiu o plano especial de trânsito…

13 de fevereiro de 2026

“Caso Master´ já tem novo relator no Supremo; saiba detalhes

O ministro André Mendonça do STF (Supremo Tribunal Federal) foi designado o novo relator do…

13 de fevereiro de 2026

Polícia Militar aprende suspeito de matar o próprio primo a facadas na cidade de Remígio

A Polícia Militar localizou e apreendeu, ontem (12), um jovem de 16 anos que é…

13 de fevereiro de 2026