Categorias: Paraíba

Conselho firma termo com Centro Dom Helder Câmara e Unicef para proteção da criança

 O Conselho Estadual de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedca-PB) firmou, nesta semana, um termo de parceria para desenvolver ações conjuntas com Pernambuco e Alagoas para potencializar e fortalecer a proteção de crianças e adolescentes nos três estados. O documento foi firmado entre os estados, o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e o Fundo das Nações Unidas (Unicef).

 

A assinatura aconteceu durante o lançamento do projeto “Tecendo redes pela proteção integral à Infância e Adolescente: contribuindo com o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos em Pernambuco, Alagoas e Paraíba”. O evento foi organizado pelo Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Paraíba e Alagoas no início da semana.

 

A presidente do Conselho Estadual de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedca-PB) e Coordenadora da Escola de Conselhos da Paraíba, Carmen Meireles, destacou que a Paraíba vem desenvolvendo um trabalho intenso e comprometido de enfrentamento à violência contra criança e adolescentes.

 

“Nos últimos quatro anos, foram concluídos os planos de proteção à criança e adolescente, também foram desenvolvidas campanhas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, assim como ao trabalho infantil. O Governo também implantou o Disque 123, que funciona para denúncias de qualquer tipo de violência. Outro aspecto importante são as qualificações que estamos oferecendo aos conselheiros tutelares e de direito por meio da Escola de Conselhos”, resumiu.

 

Prioridade – Ainda de acordo com Carmen Mereles, será realizado um mapeamento das principais experiências de proteção à infância e adolescência nos mega eventos culturais, religiosos e esportivos e no contexto das grandes obras para definir ações que venham minimizar e reduzir os índices de ameaças e/ou violações de direitos de crianças e adolescentes.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Secretário de Cicero anuncia “maior concurso da saúde da história”, em João Pessoa

Em entrevista na noite de ontem ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM, o…

12 de fevereiro de 2026

PM aborda carro com suspeito que estaria apontando arma em via pública da Capital

A Polícia Militar abordou um carro e prendeu um suspeito com uma pistola e munições,…

12 de fevereiro de 2026

Coleta de lixo será normal durante o Carnaval em Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA),…

12 de fevereiro de 2026

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026