Obras do programa Caminho Livre, PAC da Mobilidade e sistema de transporte coletivo da cidade de Bogotá, na Colômbia. Esses foram os principais destaques da pauta de reunião do Conselho de Transporte e Trânsito (CTT) da Capital, que aconteceu nesta quinta-feira (01), na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans). Durante o encontro, o superintendente da STTrans, Nilton Pereira, fez uma breve apresentação de como estão as obras do Caminho Livre e avaliou o sistema Transmilênio, conhecido em recém-visita a Bogotá. A Associação e o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP e Sintur), membros do CTT, também estiveram presentes na reunião através de seus dirigentes, Mário Tourinho e Alberto Pereira.
Aberta pelo superintendente da STTrans, Nilton Pereira, a reunião teve início com a justificativa do dirigente quanto ao atraso na convocação do encontro. Na oportunidade, Nilton reforçou o otimismo da Prefeitura em relação à aprovação do projeto Caminho Livre e apresentou ao grupo a situação das obras que já estão sendo feitas pela Prefeitura. “Demoramos a convocar a reunião porque esperávamos dar uma boa notícia ao grupo, já que o resultado da aprovação do projeto estava prevista para acontecer no dia 30 de novembro, o que acabou não acontecendo e nos deixando ainda na expectativa, embora nosso projeto já tenha sido anunciado como o melhor do Norte/Nordeste”, considerou o dirigente.
Ele alegou que a Prefeitura de João Pessoa tem recursos para fazer parte da obra, mas que a burocracia do serviço, obviamente, também atinge a Prefeitura, que ainda tenta adiantar o que é possível. “Esbarramos em algumas questões como a do centro da cidade, por exemplo, que precisamos aguardar o resultado de um estudo que pedimos ao IPHAEP, já que nossa cidade é a terceira mais antiga do país e possui um largo patrimônio histórico. E talvez esse seja um dos nossos principais desafios”, disse Nilton.
Ao introduzir sua apreciação quanto ao sistema de transporte coletivo da cidade colombiana de Bogotá, a qual teve a oportunidade de visitar há cerca de duas semanas e que inspira o projeto de transito paraibano, Nilton afirmou que o proposto para João Pessoa será ainda melhor que o existente em Bogotá. A asseveração tem como base o planejamento local quanto às chamadas ‘linhas alimentadoras’, destinadas a seguir para os bairros da cidade. “O sistema de Bogotá é arrojado e funciona muito bem. Lá eles transportam mais de um milhão e setecentas mil pessoas ao dia, por isso, ele também é considerado uma espécie de ‘Meca’, até para os especialistas em trânsito europeus. No entanto, por ser central, quando mais afastados dos corredores troncais, o sistema padece, porque não possui um sistema efetivo de linhas alimentadoras”, explicou o dirigente, destacando ainda que lá esses ônibus menores tem idade média de 14 anos.
Em João Pessoa, a idade média da frota é de 3,5 anos e o sistema transporta em média 300 mil pessoas por dia. Essas características, somadas ao projeto que a circulação de linhas alimentadoras eficientes em todos os bairros da Capital, segundo o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, dão todas as condições necessárias para o pleno sucesso da empreitada em João Pessoa.. “Com o Caminho Livre teremos a implantação de um sistema de transporte coletivo ainda mais ágil e eficiente que o de Bogotá, pois também estamos pensando nas linhas alimentadoras, que foi onde eles falharam”, observou o dirigente da AETC-JP.
Além do superintendente da STTrans, Nilton Pereira, que atua como presidente, fazem parte do CTT, do diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho e do presidente do Sintur, Alberto Pereira, também comparecem à reunião, a tenente coronel Socorro Cristiane ( batalhão de Polícia de Transito); Sheila Azevedo ( Secretaria de Planejamento (Seplan); Martim Laurindo (União Pessoense das Associações Comunitárias); Antônio de Pádua (Sindicato dos Motoristas); Edízio Cruz (Federação das Paraibana das Associações Comunitárias – Fepac); Antônio Henriques (Sindicato dos Taxistas); Marcos Vinícius (Câmara Municipal de João Pessoa – CMJP); Américo Graciano ( Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e Jamacy Mendes (União Pessoense dos Estudantes Secundaristas).
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…
Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…
Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…
Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…
O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…