Foto: Divulgação UEPB
O conselheiro, agora aposentado, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fernando Catão, destacou, nesta segunda-feira (3), a importância da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na formação e no desenvolvimento dos municípios do estado. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade.
Segundo Catão, a presença desta instituição em diferentes regiões tem impactado diretamente na gestão pública e no crescimento social das cidades. Ele ressaltou que a educação é um elemento transformador e que onde há presença da UEPB, há reflexos positivos na organização e na administração municipal.
“A educação por onde passa deixa rastros. A influência da UEPB é nítida. Ela foi criada com a missão de formar quadros para o serviço público da Paraíba, e hoje ela faz muito mais que isso, ou seja, onde há presença da universidade, nota-se um padrão de gestão melhor e maior consciência social”, afirmou.
O conselheiro observou ainda que, apesar das maiores dificuldades administrativas estarem concentradas na região litorânea, o Cariri paraibano — uma das áreas mais carentes do estado — apresenta exemplos positivos, justamente pela influência educacional e formadora da UEPB.
“A UEPB transformou realidades. Nas regiões em que ela atua, a gente percebe gestores mais preparados e uma população mais participativa. A solução para os nossos problemas passa, inevitavelmente, pela educação”, completou Catão.
PB Agora
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…
O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…
Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…
Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…
O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…