A Paraíba o tempo todo  |

Comportas da Barragem de Acauã serão fechadas

As Comportas da Barragem de Acauã serão fechadas nesta quarta-feira (25), às 16hs, após 21 dias de abertas. A ação foi decidida, em reunião, na última segunda-feira na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA.

Segundo o secretário de estado da Infra-estrutura, Francisco Sarmento, o plano de esvaziamento de segurança já foi atingido e o volume de água que ficará, cerca de 149 milhões de metros cúbicos, é suficiente para suprir as necessidades das cidades que usam a água da barragem.

Desde a abertura das comportas dia 5 de março, até esta segunda-feira, o Rio Paraíba recebeu cerca de 41 milhões de metros cúbicos das águas de Acauã. A população ribeirinha que temia o nível da água não foi atingida.

O esvaziamento da Barragem foi de fundamental importância para que Acauã possa receber as águas das chuvas com segurança, evitando cheias e danos à população. O monitoramento do fluxo de água durante a abertura das comportas foi feito pela AESA e a Defesa Civil Estadual esteve alerta durante todo esse processo.

A barragem Acauã, construída no Governo Maranhão II, tem capacidade de acumular 253 milhões de metros cúbicos d’água, sendo o terceiro maior reservatório da Paraíba. O maior em volume é o sistema Coremas Mãe D’água, em Coremas, construído pelo DNOCS em 1957, com capacidade de 1 bilhão, 358 milhões. O segundo maior manancial do Estado é o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, com 411 milhões de metros cúbicos.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe