Por pbagora.com.br

Com um jardim bonito e bem tratado, a área externa da casa ganha mais vida e elegância. Contudo, é necessário saber como cortar a grama rápido e da maneira correta. Visto que nem sempre sobra tempo no dia a dia para cumprir a tarefa, inclusive quando não se pode contratar um profissional.

A manutenção é determinante para a longevidade do gramado. Com isso, as táticas precisam entrar em cena para fazer essa manutenção render o resultado desejado. É importante considerar períodos corretos para irrigação, adubação do solo e a poda da grama.

Ao utilizar materiais para este trabalho, alguns erros básicos devem ser evitados. Pois, podem atrapalhar o crescimento saudável da vegetação, desnivelamento do corte e etc.

Logo, a jardinagem oferece dicas importantes para valorizar o solo, a fim de tornar o gramado mais sadio. Veja a lista que preparamos com as principais recomendações de como cortar a grama rápido e da maneira correta. 

Defina quando cortar a grama

Antes de pegar o aparador de grama, é importante ter certeza de que está na hora de cortá-la. Uma vez que quando isso é feito no momento errado, prejudica o desenvolvimento das plantas consideravelmente. Então, quando cortar a grama?

Muita gente se confunde com a altura apropriada do gramado; isto é, referente ao corte. Vale lembrar que a grama não deve estar alta demais, tampouco muito curta. A medida deve estar entre 5 a 7 centímetros de altura para o gramado ser aparado. 

Há ainda outros pontos indispensáveis que exigem atenção:

  • A grama tende a espichar mais depressa em épocas chuvosas devido a umidade. Por este motivo, após os dias chuvosos, verifique se ela já chegou aos 5-7 centímetros.
  • O tratamento do solo é fundamental para que a vegetação se desenvolva de modo saudável. Fique ligado com a adubação uma vez ao mês.
  • Não deixe de irrigar a área todos os dias (apenas uma vez em dias frios).
  • Quando os dias ensolarados predominam, a área verde se mantém aparada formidavelmente por mais tempo. 
  • Não é interessante cortar toda hora. Quando falamos de frequência não é sobre isso; a grama precisa ser aparada no momento certo. Caso contrário, ela será impedida de ser nutrida adequadamente.
  • Não exagere no encurtamento, porque o gramado muito baixo aumenta as chances de infestação de pestes. Além das ervas daninhas.

Escolha as ferramentas para cortar o gramado

Um dos problemas em gramados mal podados são equipamentos em mal estado ou mal selecionados. Utilizar uma máquina que não é apropriada para aquele tipo de terreno é perigoso. Mas afinal, quais são as ferramentas indicadas para cortar a grama rápido e da maneira correta?

Roçadeira

É apontada como a melhor ferramenta para remover ervas e plantas nos locais com maior dificuldade de acesso. Além disso, a roçadeira facilita o trabalho por ser simples de usar e por possibilitar movimentos ágeis e circulares. Ótima dica para todo tipo de grama, principalmente para serviços de jardinagem mais pesados.

Aparador de grama

O aparador de grama é um dos instrumentos mais leves para manusear. Ele é perfeito para tratar o gramado em espaços menores, como canteiros e pequenos jardins. 

Em contrapartida, os aparadores de grama operam através de energia elétrica, exigindo assim uma tomada por perto ou extensão. Justamente por isso, são mais aconselhados para jardins estreitos.

Cortador de grama

Quem for aparar o terreno pode optar ainda pelo cortador de grama. Sem dúvida é a máquina mais potente, ideal tanto para área com descidas e subidas quanto para terreno plano. 

O lado negativo fica por conta do tempo que demanda o cortador de grama, o que torna a atividade mais cansativa. Mas vale a pena.

Limpe toda a área 

Se já está na hora de cortar a grama, e a ferramenta já foi escolhida, é necessário limpar toda a área. A ação é imprescindível para evitar que pedras, pequenos galhos ou resíduos de materiais afetem o equipamento de corte. Deixando as lâminas cegas rapidamente ou prejudicando algum compartimento. 

Sem falar que um terreno com esses obstáculos fará com que o corte fique desnivelado. Tenha cuidado e não deixe de remover estes empecilhos antecipadamente.

Outro ponto importante é avaliar as lâminas do aparador antes de colocar a mão na massa. Se não estiverem boas, é provável que rasguem a folhagem, transfigurando-a. Troque a peça o quanto antes.

Como cortar a grama

Não basta ligar o aparador ou a roçadeira e não ter nenhum tipo de técnica ou padrão. A maneira correta de cortar, evitando deformidades, é traçando listras inteiras, de uma direção a outra. Uma marcação com linhas finas pode ser útil.

Para acabamentos mais refinados, o ideal é utilizar a tesoura própria para jardinagem. Porém, o instrumento requer conhecimento, porque pode causar acidentes manuais.

PB Agora

Notícias relacionadas

João Azevêdo anuncia concurso com 1.400 vagas para a Polícia Civil

O governador João Azevêdo anunciou, nesta sexta-feira (26), a realização de concurso que vai ofertar 1.400 vagas para a Polícia Civil. O concurso visa suprir as necessidades dos cargos de…

Opinião: levar a sério o combate ao coronavírus fechando igrejas e abrindo bar? Nunca!

Vamos combinar: alguém de bom senso pode levar a sério uma proposta de enfrentamento de uma pandemia de um vírus letal que se propaga através das pessoas, fechando igrejas e…