A Paraíba o tempo todo  |

Comitê fiscaliza instituições para idosos na região do Cariri paraibano nesta sexta

 O Comitê Permanente de Fiscalização e Monitoramento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), coordenado pelo procurador de Justiça Valberto Lira, e integrado por vários órgãos e entidades, iniciou na quarta-feira (24) a penúltima ação de fiscalização das entidades na região do Cariri. As ações continuam até esta sexta-feira (26).

 

 

Na quarta-feira (24), foi fiscalizada a Sociedade São Vicente de Paulo-Imaculada Conceição (abrigo São Vicente de Paulo) de Serra Branca, e como medida de precaução ficou decidido que os idosos com índice de dependência II e III , sejam remanejados no prazo de 24 horas, para dormitórios localizados no pavimento térreo, e caso não haja disponibilidade de leitos no pavimento térreo, os idoso considerados Grau I sejam transferidos para o piso superior (primeiro andar) dando a vez aos de maior dependência.

 

O comitê determinou ainda que a instituição não receba qualquer pessoa idosa ou não idosa, para institucionalização, até que sejam cumpridas as recomendações do comitê, contidos nos relatórios produzidos. Foi sugerido ainda que a promotora de Justiça Maria do Socorro Lemos Mayer recomende ao Conselho Municipal do Idoso e à Vigilância Sanitária que monitorem e mensalmente remetam À Promotoria de Justiça um relatório sobre o cumprimento às recomendações. As ações também foram estendidas para a cidade de Sumé onde foi fiscalizada a Casa de Idosos Rosalia Paulino.

 

Participam dessas fiscalizações, representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia (Crea); de Enfermagem (Coren); de Farmácia (CRF); de Serviço Social (Cres); de Medicina (CRM); de Nutrição (CRN) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.

 

 

Graus de dependência

 

Segundo a Resolução 283/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentam Grau de Dependência I os idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda; o Grau de Dependência II ocorre em idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada; já o Grau III é caracterizado por dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária ou com comprometimento cognitivo.

 

MPPB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe