Categorias: Paraíba

Comissão geral no Congresso para debater seca será em maio

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, confirmou para a primeira quinzena de maio a comissão geral no Plenário sobre a Seca No Nordeste, atendendo a requerimento do deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB). “Não é para apenas discutir, mas queremos votar na semana seguinte projetos que ofereçam solução estruturante”, afirmou o presidente da Câmara. “O tema se repete há séculos, mas fica sempre na questão emergencial”, disse. A comissão geral suspenderá todos os trabalhos na Câmara por um dia para debater exclusivamente a seca.

Gadelha, autor da proposta, comemorou. “É muito oportuna a decisão do presidente da Câmara, porque poderemos ouvir grandes estudiosos dessa temática, além de pegar a experiência do homem simples. Ou seja, receberemos informações tanto de quem se debruça sobre o tema no meio acadêmico, como de quem vivencia isso no dia-a-dia, para discutir as técnicas que visam a minorar os efeitos da seca, que ajudem a melhorar a convivência do homem sertanejo, nordestino com este fenômeno”, explicou o parlamentar.

Em fevereiro, Leonardo Gadelha preparou requerimento e recolheu as assinaturas de mais de 170 parlamentares, que apoiaram a proposta. No documento protocolado na Câmara, o deputado sugeriu nomes de participantes da Paraíba e do Nordeste. “Espero que estudiosos e pessoas de setores representativos do Nordeste possam ser convidados para esse debate, e que nós, do segmento político, possamos expressar o sentimento do povo nordestino neste instante”, disse Gadelha.

Entre os nomes sugeridos pela parlamentar de Sousa (PB), estão o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Ricardo Marcelo, responsável pelo Movimento SOS Seca, e acadêmicos, como o professor Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas, autor de um estudo que possibilita prever quando será a próxima seca observando o esfriamento das águas do Oceano Pacífico.

“Também será convidado o Padre Djaci, que vivencia há muitos anos o dia-a-dia das agruras da seca. Ele já foi pároco da comarca de Santa Cruz e hoje é no Vale do Piancó, duas das regiões mais secas da Paraíba. Ele sabe muito bem o que enfrenta o homem do campo, o sertanejo, o nordestino”, afirmou Gadelha.

O deputado federal disse que serão apresentadas na comissão geral propostas para que os poderes públicos e a sociedade civil organizada possam se balizar na formulação de políticas e de ações para que no futuro estas secas não causem tantos transtornos como atualmente. “O fundamental é compreender o fenômeno da seca, poder prevê-lo e ter ações para que a vida do sertanejo seja menos sofrível. A gente precisa se preparar melhor, aplicar melhor o dinheiro, ser mais eficaz.”

Com informações da Agência Câmara

Últimas notícias

Programa Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, diz Motta; saiba como garantir o seu

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou recentemente que o Programa Gás do Povo,…

21 de fevereiro de 2026

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026