Categorias: Paraíba

Comissão deverá acompanhar e prevenir risco de desastres em barragens da Paraíba

Como forma de prevenir tragédias nas barragens da Paraíba, como aconteceu em Camará há 14 anos, o deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), apresentou um Requerimento na Assembleia Legislativa, propondo a criação da Comissão Especial de Segurança Hídrica e Prevenção de Desastres em Barragens.
 

Uma vez constituída, a Comissão segundo Moacir, terá como missão, acompanhar a situação hídrica do nosso Estado e a situação estrutural dos mananciais, visando tentar trazer uma maior segurança para população paraibana. Recentemente Moacir visitou a Barragem de Camará, construída em Alagoa Nova, no Brejo paraibano. Em 2004 a barragem estourou causando estragos e mortes em Alagoa Grande.

A Paraíba segundo ele, está começando o ano de 2019 com apenas 17,03% de água disponível em seus açudes para o abastecimento da população. Esse percentual é uma média da quantidade de água que o estado ainda tem para ofertar aos seus mais de 3,9 milhões de habitantes nesse início de janeiro.

“Se a água que a Paraíba tem nesse início de ano fosse dividida entre os 3.996.496 habitantes do estado, cada um receberia 161,1 m³ de água, o que equivale a cerca de 161 mil litros. O total seria suficiente para mais de três anos, uma vez que, segundo o Instituto Trata Brasil, o consumo médio de água no Nordeste por habitante é de 112,5 litros por dia” observou o parlamentar.

Ex presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o deputado lembrou que volume de água no açude Epitácio Pessoa, no Cariri paraibano, está sem recarga há 258 dias consecutivos. Os dados Aesa mostram que, em 17 de maio, o açude estava com 35,45% da capacidade total. Atualmente o volume está em 20,67%.

Ele observou que a queda no volume começou depois que o açude deixou de receber recargas das águas da transposição do Rio São Francisco (eixo leste), o que ocorreu em 4 de abril de 2018, por causa da necessidade de conclusão de obras nos açudes de Monteiro e Camalaú.

“Outro dado importante é que os 399 reservatórios paraibanos estão classificados como Categoria de Risco Alto (CRI alto), o que significa que os locais “têm mais problemas devido à suas características, como critérios de projeto, idade, estado de conservação e existência de equipes de segurança da barragem”, observou.

Ainda de acordo com o levantamento, 203 barragens foram classificadas como Dano potencial associado Alto, o que significa que caso um dia “venham a romper, as consequências serão grandes”, com potencial de perdas de vidas humanas e impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da ruptura da barragem.

“Diante do exposto nada mais justo que criarmos a Comissão Especial de Segurança Hídrica e Prevenção de Desastres em Barragens no âmbito desta Douta Casa, para que possamos acompanhar a situação hídrica do nosso Estado e o risco de cada manancial para tentarmos trazer uma maior segurança para população paraibana” argumentou.

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026