Categorias: Paraíba

Comissão de Orçamento aprova parecer preliminar da LOA 2026

A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na manhã desta quarta-feira (26), durante a 5ª reunião ordinária do colegiado, o parecer preliminar da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. O relator da matéria, deputado Branco Mendes, considerou o Projeto de Lei Orçamentária nº 5.352/2025 tecnicamente adequado e em conformidade com a legislação financeira do Estado.

“De modo geral, o projeto de lei é adequado do ponto de vista técnico, orçamentário e financeiro, encontrando-se, portanto, em consonância com a legislação financeira e orçamentária aplicável à espécie”, afirmou o parlamentar ao apresentar seu voto.

A LOA está em tramitação na ALPB desde 30 de setembro, quando foi protocolada pelo Poder Executivo. Desde então, seguiu o rito previsto no calendário de apreciação: recebeu leitura em Plenário, foi encaminhada à Comissão de Orçamento, passou por análise técnica, abertura de prazo para emendas e discussão inicial entre os parlamentares. A aprovação do parecer preliminar nesta quarta-feira marca mais uma etapa do cronograma. O calendário das próximas fases de tramitação será divulgado em breve, incluindo prazos para emendas ao mérito, audiência pública e, posteriormente, votação final em Plenário.

O Projeto de Lei estima a receita e fixa a despesa do Estado da Paraíba para 2026 em R$ 25,1 bilhões, abrangendo o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimentos das Empresas Estatais. A proposta também assegura o cumprimento dos mínimos constitucionais em educação e saúde e segue as diretrizes fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

REVISÃO DO PPA

Além do parecer preliminar da LOA, a Comissão de Orçamento também aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 5.351/2025, que revisa o Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, especificamente para o exercício de 2026.

A revisão atualiza a estrutura programática do PPA, ajustando metas, indicadores e ações governamentais às necessidades identificadas para o próximo ano. O projeto reforça os objetivos estratégicos do planejamento estadual, orientando políticas voltadas para desenvolvimento social, infraestrutura, modernização administrativa, saúde, educação e sustentabilidade.

A principal inovação da proposta é a introdução de marcadores de política pública transversais, ferramentas que permitem identificar, monitorar e avaliar iniciativas governamentais sob perspectivas que ultrapassam áreas específicas — como gênero, raça, território, infância, juventude, população idosa, meio ambiente e inclusão social. Esses marcadores fortalecem o controle social e tornam mais transparente a alocação de recursos e o impacto das ações do Estado.

Com a aprovação pela Comissão, a revisão do PPA segue agora para as próximas etapas do processo legislativo.

Redação com ALPB

Últimas notícias

Três pessoas são presas pelos crimes de roubo e estupro de vulnerável no Agreste da PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 12ª Delegacia…

28 de janeiro de 2026

Caminhão desgovernado provoca sequência de colisões em Cruz das Armas

Um caminhão desgovernado causou um acidente envolvendo vários veículos nessa terça-feira (27), no bairro de…

28 de janeiro de 2026

Encontro entre Aguinaldo Ribeiro e Adriano Galdino foca em planejamento para as eleições de 2026

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…

28 de janeiro de 2026

Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

28 de janeiro de 2026

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026