Categorias: Paraíba

Combate ao bullying será fiscalizado, garante MP

A Promotoria da Infância e Juventude de João Pessoa deverá se reunir, nas próximas semanas, com os secretários de educação do Estado e do município e com representantes do Sindicato das Escolas Particulares da Capital para discutir a aplicação das leis estadual e municipal que instituem o programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas.

De acordo com a Promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, o objetivo é fazer com que todas as escolas de João Pessoa tomem conhecimento dessas leis e assinem um termo de ajustamento de conduta (TAC), comprometendo-se a desenvolver um programa de combate ao bullying de acordo com um prazo que será definido. “Queremos estabelecer através do diálogo um prazo para que as escolas se adequem a essas leis. No TAC, ficará estabelecido que as secretarias e as escolas particulares também serão responsáveis por qualificar as equipes pedagógicas sobre o problema e por incluir no regimento interno das escolas as regras relacionadas ao combate ao bullying. O MP vai fiscalizar o cumprimento da lei”, garantiu.

Soraya Escorel também disse que vai solicitar à Procuradora-Geral de Justiça, Janete Ismael, que sejam encaminhadas cópias da Lei Estadual 8.538/08 para que todos os promotores da Infância e Juventude da Paraíba tomem conhecimento do dispositivo legal. “Não devemos esperar que algo aconteça para agir. Ficamos felizes com a sensibilidade dos nossos legisladores, que perceberam a grande preocupação do MP com o assunto. Tanto a lei municipal quanto a estadual darão mais força ao trabalho de combate ao bullying que estamos desenvolvendo. É uma constatação nacional que o bullying acontece todos os dias em todas as escolas. Nenhuma escola está livre do problema e é preciso que professores, alunos e pais se conscientizem sobre o problema”, defendeu.

Troca de experiências

O trabalho desenvolvido pela Promotoria da Infância e Juventude de João Pessoa para combater o bullying e a violência praticada nas escolas de João Pessoa tem chamado a atenção dos Ministérios Públicos de outros estados do País. Nos dias 25 e 26 de março, os Promotores da Infância Soraya Escorel e Alley Escorel participaram de um seminário sobre violência nas escolas que foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará. “Fomos convidados para falar sobre a experiência e o trabalho que estamos desenvolvendo em João Pessoa. Falamos sobre o seminário que foi promovido pelo MPPB no ano passado e sobre as leis que foram criadas para combater o bullying nas escolas”, explicou Soraya.
 

 

Da Redação

Últimas notícias

Avante: Presidente e prefeito destacam fortalecimento da sigla e união política em CG e Cabedelo em prol do projeto de Lucas

O presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé (MG) e o prefeito interino de…

30 de janeiro de 2026

Procon-JP interdita bombas de gasolina em dois postos e recolhe produtos vencidos

Por meio de denúncias de consumidores, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor…

30 de janeiro de 2026

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026