Categorias: Paraíba

Com aumento de 15,26% no número de habitantes, João Pessoa lidera crescimento populacional no Nordeste

PUBLICIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest) aponta um crescimento expressivo no mercado de trabalho no primeiro semestre de 2025, registrando o atendimento de mais de 26 mil pessoas. Os números se referem a 16.576 mil atendimentos pelo Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), somado a 10 mil pela Sala do Empreendedor.

De acordo com Bruno Farias, secretário de Desenvolvimento Econômico, esse crescimento econômico da Capital tem relação direta com o crescimento populacional registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base no Censo Demográfico de 2022, João Pessoa foi a capital nordestina que mais cresceu, proporcionalmente, nos últimos 12 anos, com um aumento de 15,26% na população — salto de 723 mil habitantes (2010) para 833 mil (2022) – mais de 103 mil novos moradores, enquanto outras capitais, como Salvador, Recife e Fortaleza, registraram perdas populacionais.

“João Pessoa vem se consolidando como uma das capitais brasileiras que mais cresceu em diversos setores, equilibrando qualidade de vida, segurança, baixo custo e oportunidades concretas para viver, investir e empreender”, ressalta Bruno Farias.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, João Bosco, chama atenção, também, para os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Em maio de 2025, o Caged registrou na Capital um saldo de 3.161 novas carteiras assinadas, o maior resultado dos últimos 12 meses e o maior crescimento proporcional entre todas as capitais brasileiras no mês — com acréscimo de 1,46% no estoque total de empregos formais. Esse resultado consolida uma trajetória de forte desempenho no mercado de trabalho, já que em abril, o saldo foi de 1.822”, ressalta.

Segundo ele, de janeiro a maio, foram alcançadas 7.457 novas vagas, representando um crescimento de 3,51% no estoque de empregos formais só neste ano. “O setor de serviços foi o grande responsável pelo desempenho de maio, refletindo o dinamismo econômico e a capacidade da cidade de gerar oportunidades em áreas como turismo, saúde, educação, tecnologia e comércio”, explicou João Bosco.

Para ampliar a compreensão desse crescimento econômico em João Pessoa, o secretário cita o intervalo de junho de 2024 a maio de 2025, quando foram 14.856 novos vínculos formais, ou seja, um crescimento percentual de 7,24% — o maior entre as capitais do Brasil nesse período. “Essa evolução é ainda mais expressiva quando se analisa o período de dezembro de 2020 a maio de 2025, quando o número de carteiras assinadas em João Pessoa passou de 164.859 para 220.155, um aumento de 55.296 postos formais, o que representa 33,54% de crescimento em 4 anos e 5 meses”, afirmou o secretário executivo.

Sine e Feirão de Empregabilidade – O Sine-JP já encaminhou 16.576 pessoas ao mercado de trabalho no primeiro semestre de 2025. A inserção profissional contempla diversos segmentos da economia, com maior frequência para funções como atendente de telemarketing, auxiliar de linha de produção, auxiliar de limpeza, servente de obras e auxiliar administrativo.

Bruno Farias afirma que a realização do Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, realizado pela Sedest, também impulsionou esse processo. No último, realizado em maio, em apenas dois dias, 4.129 pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego. A Sala do Empreendedor fez 112 atendimentos e 877 pessoas participaram das 24 capacitações oferecidas de forma gratuita, todos com entrega de certificados, além do Jovem Aprendiz, que registrou 1.269 atendimentos durante o evento.

Sala do Empreendedor – O secretário ressalta que as ações da Sedest são diárias. A Sala do Empreendedor, por exemplo, atendeu neste primeiro semestre aproximadamente 10 mil pessoas. Em 2024 foram mais de 27 mil microempreendedores individuais (MEI) entre janeiro e dezembro, garantindo a João Pessoa o primeiro lugar geral no ranking de atendimentos entre as cidades do Brasil, de acordo com dados do Sebrae, a frente de Florianópolis (SC) e Chapecó (SC), segundo e terceiro lugares respectivamente.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025