A Paraíba o tempo todo  |

Com ganho de novos moradores, PB lidera mapa de migração interna no Nordeste e ocupa 6ª posição em ranking nacional

Fotos: Quel Valentim

Divulgados neste ano de 2025, o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) aponta a Paraíba como a sexta-colocada no mapa de migração interna. O estado que mais recebeu novos residentes oriundos de outras unidades federativas do Brasil foi Santa Catarina.

Entre os estados da Região Nordeste, a Paraíba foi o único com saldo migratório positivo, enquanto Maranhão e Bahia lideraram as perdas. Segundo levantamento feito pelo IBGE, cerca de 31 mil pessoas de outras partes do Brasil escolheram a Paraíba como sua nova morada.

Em contrapartida, os demais estados da região (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) perderam juntos, aproximadamente, 280 mil habitantes.

Maranhão e Bahia lideraram as perdas. Cerca de 129 mil pessoas deixaram o primeiro, enquanto que 42 mil, o segundo.

No ranking nacional do mapa de migração interna, o estado de Santa Catarina lidera o saldo migratório pela primeira vez, com mais de 354 mil novos moradores entre 2017 e 2022. Goiás aparece logo na sequência como opção de nova moradia para 187 mil pessoas.

Além de Sant Catarina, Goiás e a Paraíba, também receberam novos habitantes dos estado:

Minas Gerais, com 106 mil;

Mato Grosso, com 104 mil;

Paraná, com 85 mil;

Mato Grosso do Sul, com 18 mil; e

Tocantins, com 6 mil.

Todos os demais estados brasileiros perderam moradores, com destaque para Rio de Janeiro (-165 mil), Pará (-94 mil), São Paulo (-90 mil) e Rio Grande do Sul (-78 mil).

Confira mapa:

Fonte: Censo Demográfico 2022

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe