Categorias: Paraíba

Com base na minissérie ‘Adolescência’, juiz do TJPB vai ministrar palestras sobre bullying em escolas de JP

Com a finalidade de orientar, esclarecer e ouvir questionamentos de pais e alunos sobre vários temas que envolvem o universo infantojuvenil e seus direitos e deveres, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Adhailton Lacet Correia Porto, vai ministrar duas palestras que fazem parte do Projeto ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Família e Escola. Depois de realizar esse trabalho em 12 instituições públicas de ensino fundamental e médio da Capital, agora as palestras alcançam a rede privada, com o tema ‘Bullying’ e focada na minissérie ‘Adolescência’.

A primeira palestra terá início às 8h (Motiva Tambaú) e a segunda explanação às 14h (Motiva Altiplano), ambas na quarta-feira (09). Todo o conteúdo será transmitido por um telão. “Também estamos avaliando levar essa iniciativa para municípios do interior da Paraíba. Normalmente, as palestras contam com profissionais das áreas de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia, além de conselheiros tutelares”, informou Adhailton Lacet. O magistrado lembrou que o Projeto ECA, Família e Escola teve início em 2023 e que a ação também é levada aos condomínios.

Para Lacert, “o magistrado não pode se limitar, apenas, a prolatar decisões e sentenças em seu gabinete, mas deve conhecer, com mais profundidade, a situação das crianças e adolescentes em fase escolar. Percebemos que essa visita era muito desejada, tanto pela direção da escola como pelos pais dos alunos”, comentou o juiz.

Especialistas e psicanalistas defendem que pais e escola devem estar atentos ao comportamento de crianças e adolescentes e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles. O diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes. A Lei nº 13.185/2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

Série – Em uma cidade inglesa, a polícia invade a casa de uma família e prende Jamie Miller, um garoto de 13 anos, sob suspeita de ter assassinado sua colega de classe Katie Leonard. Jamie é levado para uma delegacia para interrogatório e posteriormente detido em um Centro de Treinamento de Segurança. Durante as investigações na escola de Jamie e as sessões com uma psicóloga forense, surgem indícios de que o garoto estava profundamente abalado por episódios de bullying.

Ascom / TJPB

Últimas notícias

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos…

29 de janeiro de 2026

Polícia Militar prende casal suspeito de assaltos no bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo

Policiais do 21º Batalhão prenderam, ontem (28), um casal que estaria praticando assaltos no bairro…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026