Categorias: Paraíba

Cobrança de consumo mínimo rende multa milionária ao iFood em João Pessoa

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor aplicou uma multa de R$ 300 mil ao aplicativo iFood por cobrança irregular de consumo mínimo (venda casada) nas compras realizadas através da plataforma, com a prática se caracterizando como abusiva, o que é proibido pela Lei Federal 8.078/90 (artigo 39, inciso I, e IX do Código de Defesa do Consumidor – CDC). A multa é a finalização do processo administrativo e não cabe mais recurso.

De acordo com Junior Pires, secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, a venda casada fere a liberdade de escolha do consumidor, decorrente da imposição de um produto ou serviço secundário para ter acesso ao produto principal – e a consequente prática abusiva. “Devido à gravidade da infração, estamos aplicando o rigor da lei ao aplicativo em forma de uma multa de R$ 300 mil. Adianto que qualquer empresa que descumprir essa norma do CDC também será autuada e multada”.

O Código prevê que é vedada aos fornecedores a imposição de limites quantitativos na venda de produtos e serviços, bem como condicionar o fornecimento de produto ou serviço a outro, com tal prática só sendo admissível na ocorrência de justa causa para sua imposição, a exemplo de dependência ou relação de ordem técnica ou quando o estoque do fornecedor for limitado.

Trâmites legais – Junior Pires esclarece que, nesse caso específico, a multa aplicada ao iFood é resultado de um longo processo administrativo, onde a empresa fez toda a defesa a que tinha direito e era possível. “Seguimos todos os trâmites legais, como fazemos rotineiramente com todos os processos que são abertos no Procon-JP”.

Denúncia do consumidor – O titular do Procon-JP comenta que a empresa foi autuada em 2023 como consequência de denúncia de consumidores e comprovação do Procon-JP através de fiscalização. “Alerto ao consumidor que deve denunciar esse tipo de irregularidade para que possamos tomar as providências que a lei nos garante. Não apenas nesse tipo de serviço, mas em qualquer situação”, reforçou.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025