Categorias: Paraíba

CMJP debate voto consciente

Importância do voto consciente nas eleições é debatida no plenário da Câmara

 

Autoridades se revezaram na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para falar, durante audiência pública, sobre a importância do eleitor votar com consciência na escolha dos seus representantes políticos no pleito de outubro deste ano. Alguns acharam que as campanhas de conscientização estão, aos poucos, mudando a cultura da sociedade e defendem punição severa para quem compra e para quem vende o voto.

 

A audiência foi uma propositura do vereador Nélson Lira (PT) e contou com a presença do deputado federal Luiz Couto (PT); do curador do Cidadão, promotor Valberto Lira (representando o Ministério Público Estadual); do delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro; do juiz Romero Carneiro, da 76ª Zona Eleitoral; do secretário-chefe do Tribunal de Contas da União (TCU) na Paraíba e presidente do Fórum de Combate à Corrupção (Focco), Rainério Rodrigues Leite; dos vereadores Geraldo Amorim (PDT) e Bosquinho (DEM); além de presidentes de entidades e lideranças políticas de alguns bairros da cidade.

 

Nélson Lira abriu a audiência pública e justificou que a discussão do tema é de fundamental importância, principalmente em período eleitoral. Para ele, a Câmara, ao abordar o assunto, está cumprindo com seu papel de cidadania e ajudando diretamente com o aperfeiçoamento do sistema político-eleitoral. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de escolher bem os seus representantes”, declara.

 

Já o deputado Luiz Couto acredita que a ‘Lei da Ficha Limpa’ só terá grande avanço quando for implantada, efetivamente, com a reforma política que está em tramitação no Congresso Nacional. Ele defende a extinção dos financiamentos privados de campanha e lamentou o uso, indiretamente, da máquina nas eleições. Couto propôs o fim da reeleição e a ampliação do mandato parlamentar. Para o juiz Romero Carneiro, as campanhas de conscientização precisam ser mais enfatizadas, estimuladas e alcançar todas as camadas da sociedade. O magistrado não escondeu sua preocupação no sentido de que no pleito deste ano o eleitor fique sem votar porque seu título foi extraviado e ele não solicitou uma segunda via.

 

O delegado da PF, Derly Brasileiro, entende que uma mudança mais efetiva e concreta nos costumes do eleitorado brasileiro está ligada a uma modernização na educação do país. Brasileiro acredita, entretanto, que o nível de conscientização vem mudando gradualmente devido as campanhas promovidas pela Justiça Eleitoral e o Ministério Público. “Se a gente analisar, houve uma mudança positiva de 2008 para cá. Para se ter uma idéia, a Polícia Federal vem recebendo menos denúncias do que as registradas no pleito anterior”, comenta.

 

O curador Valberto Lira observou que a sociedade ainda está passando por um processo de conscientização. Na sua visão, não é fácil para o país tentar reverter um quadro que já vem desde o descobrimento do Brasil. “Nós vamos mudar, agora, eu acredito que quem vai ver isso serão os nossos bisnetos”, diz. Lira defende punição para quem compra e vende o voto.

 

Focco e adesivagem

 

O presidente do Focco, Rainério Rodrigues, anunciou que no domingo (29) o Fórum e as entidades que o integram vão realizar no Busto de Tamandaré (na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco) uma campanha de conscientização sobre a importância do voto consciente. Na oportunidade, serão distribuídos adesivos, com mensagens como ‘Eleições limpas, eu não vendo meu voto’ e ‘Voto vendido, povo vencido’, às pessoas que passarem pelo local.

 

Além do Focco, o evento contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Durante a audiência, Rainério destacou que toda campanha de conscientização, apesar de não ter um efeito rápido, começa a plantar uma semente na cabeça das pessoas. Segundo ele, com o passar do tempo, essa semente se transforma e a sociedade começa a mudar seu pensamento de que o voto consciente traz resultados positivos.

 

O vereador Bosquinho ocupou a tribuna para relatar alguns casos, mesmo que de forma genérica, de pessoas que não se preocupam em vender seu voto e fez um alerta sobre o prejuízo que o voto concedido sem responsabilidade pode causar ao pleito.

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026