A Paraíba o tempo todo  |

CMJP concede honaria ao médico Arthur Garrido, ‘Pai da Cirurgia Bariátrica’ no Brasil

PUBLICIDADE

Ato solene ocorreu durante evento promovido pela Academia Paraibana de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em João Pessoa.

O vereador Marco Antonio (PHS) fez a entrega da Comenda Médico Dr. João Medeiros, honraria da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) dedicada aos profissionais de destaque na área de saúde, ao professor doutor de Medicina, ao médico Arthur Belarmino Garrido Júnior, considerado por muitos como o ‘Pai da cirurgia bariátrica’ no Brasil. O ato ocorreu na noite desta sexta-feira (27), durante evento realizado pela Academia Paraibana de Medicina (APMED) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Capital.

Esta foi a primeira vez que a Comenda Médico Dr. João Medeiros foi entregue a um profissional de saúde. Recém-criada, a honraria foi proposta pelo próprio vereador Marco Antonio, com aval dos demais 26 parlamentares da CMJP. “Fico muito feliz em ser o vetor dessa homenagem. Tinha identificado que Câmara Municipal possuía comendas para diversas classes, mas para a área da saúde não existia, portanto, vislumbramos que a Casa de Napoleão Laureano, que tem a honra de ter em seu nome um médico, não poderia deixar de ter essa honraria e fizemos a proposição”, comentou.

“É uma honra que logo a primeira Comenda seja concedida a um médico da estirpe e conhecimento do Dr. Garrido, para mim isso é excepcional. Foi uma feliz coincidência tê-lo aqui em João Pessoa, um médico de renome nacional, vai levar essa importante homenagem da nossa terra”, complementou o vereador.

O médico Arthur Garrido agradeceu a homenagem e falou da satisfação em estar em João Pessoa para apresentar a palestra “Cirurgia Bariátrica, história da técnica cirúrgica que humanizou o viver dos obesos” e por presenciar a instalação de uma diretoria regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Metabólica.

“Esta é uma ocasião de muitas alegrias simultâneas, é uma sessão da Academia Paraibana de Medicina, é uma sessão de inauguração de um capítulo importante para a cirurgia bariátrica na Paraíba. É uma alegria receber esta homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa, que será guardada para sempre no fundo do meu coração”, disse.

O médico Augusto de Almeida Júnior, que tomou posse como diretor regional da SBCBM, falou sobre a concessão da Comenda ao Dr. Arthur Garrido. “Uma honraria trazida pelo vereador Marco Antonio é uma homenagem fora do normal, principalmente por se tratar dele, que teve pai médico, o acadêmico Tony [Antonio] Queiroga. Além disso, a concessão da Comenda Dr. João Medeiros, maior honraria para médicos concedida ao nosso convidado, Dr. Garrido, agradeço demais pela atenção e carinho da Câmara Municipal de João Pessoa”, comentou.

Presentes na solenidade, os médicos Jacinto Medeiros e João Medeiros Filho, este último presidente do CRM-PB, filhos do Dr. João Medeiros que dá nome à honraria, relataram a emoção de ver o pai também homenageado, através da concessão da Comenda.

“Fico profundamente sensibilizado e honrado por essa distinção do vereador Marco Antonio e da Câmara Municipal. Essa comenda representa um motivo de muita satisfação e, em nome da minha família, agradeço demais a homenagem feita também ao meu pai, através dessa Comenda hoje entregue ao Dr. Garrido”, comentou Jacinto.

“Vejo isso com muita emoção, primeiro porque é o meu pai que também está sendo homenageado, uma pessoa que dedicou a vida as crianças, sobretudo, aos mais carentes, foi professor, atendeu por mais de 50 anos, foi um abnegado que exerceu a Medicina como sacerdócio. Por outro lado, vejo que uma grande figura da medicina brasileira está sendo homenageada, a minha alegria é dupla”, concluiu João.

Também participaram do evento o presidente da APMED, acadêmico Ricardo Rosado Maia; o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que representou os demais membros da Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Marcelo Queiroga; entre outras autoridades da área de medicina e saúde.

 

Assessoria

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe