Câmara Municipal realizou Audiência Pública para discutir acessibilidade
A Câmara Municipal de Campina Grande atendendo a propositura do vereador Fernando Carvalho realizou audiência pública para discutir junto a especialistas, vereadores e representantes do Poder Público, questões relacionadas à acessibilidade na cidade. A audiência contou com a participação do secretário de Obras do Município, Alex Azevedo; o professor de engenharia da UFCG, Lívio Silva; a arquiteta Rafaela Benício da UFCG; alunos e professores da Escola de Áudio e Comunicação Demóstenes Cunha Lima; representantes das Secretarias de Educação e Ação Social do Município, alunos do curso de Engenharia Civil da UFCG e vereadores.
Participaram os vereadores presidente Nelson Gomes, Rodolfo Rodrigues, Antonio Pereira, Antonio Pimentel, Cassiano Pereira, Laelson Patrício, Olímpio Oliveira, Alcides Cavalcante e Fernando Carvalho.
Segundo o vereador Fernando Carvalho, o tema requer bastante atenção sendo importante discutir este assunto no sentido de procurar alternativas que permitam às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades normais do dia-a-dia.
A reunião também objetivou a apresentação de um diagnóstico sobre escadas públicas de Campina Grande, trabalho realizado pelos alunos do curso de Engenharia Civil da UFCG. A natureza do trabalho faz parte da estratégica pedagógica adotada pela instituição desde o ano de 2008 que consiste em difundir entre os futuros engenheiros conhecimentos básicos sobre acessibilidade, Desenho Universal, Planejamento Urbano e Conforto Ambiental como forma de estimulá-los a perceber de modo critico o espaço construído e nele intervir tecnicamente, cumprindo assim o papel social para o qual estão sendo formados, completou.
O professor Lívio Silva apresentou o diagnóstico elaborado pelos alunos da UFCG que fala sobre os locais que necessitam de adequações, a exemplo de edifícios, prédios e locais públicos, como escadas, calçadas e ruas. Citou os casos da Biblioteca Municipal, Parques do Açude Novo e do Povo.
Alguns dos assuntos discutidos na audiência foram promover o debate sobre acessibilidade, propor a criação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade como instrumento para criação de uma Secretaria específica, apresentar experiências bem sucedidas de várias cidades brasileiras, entre outros temas.
PB Agora
com Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado estadual Walber Virgolino (PL) voltou a admitir, nesta quarta-feira (10), que pode deixar…
A presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), a deputada estadual Cida…
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), no município de Carnaúba dos Dantas, no Rio…
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei 2162/23,…
A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) divulgou, nesta quarta-feira (10), uma nova lista de convocação…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (SECOB) e da Defesa…