Câmara Municipal realizou Audiência Pública para discutir acessibilidade
A Câmara Municipal de Campina Grande atendendo a propositura do vereador Fernando Carvalho realizou audiência pública para discutir junto a especialistas, vereadores e representantes do Poder Público, questões relacionadas à acessibilidade na cidade. A audiência contou com a participação do secretário de Obras do Município, Alex Azevedo; o professor de engenharia da UFCG, Lívio Silva; a arquiteta Rafaela Benício da UFCG; alunos e professores da Escola de Áudio e Comunicação Demóstenes Cunha Lima; representantes das Secretarias de Educação e Ação Social do Município, alunos do curso de Engenharia Civil da UFCG e vereadores.
Participaram os vereadores presidente Nelson Gomes, Rodolfo Rodrigues, Antonio Pereira, Antonio Pimentel, Cassiano Pereira, Laelson Patrício, Olímpio Oliveira, Alcides Cavalcante e Fernando Carvalho.
Segundo o vereador Fernando Carvalho, o tema requer bastante atenção sendo importante discutir este assunto no sentido de procurar alternativas que permitam às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades normais do dia-a-dia.
A reunião também objetivou a apresentação de um diagnóstico sobre escadas públicas de Campina Grande, trabalho realizado pelos alunos do curso de Engenharia Civil da UFCG. A natureza do trabalho faz parte da estratégica pedagógica adotada pela instituição desde o ano de 2008 que consiste em difundir entre os futuros engenheiros conhecimentos básicos sobre acessibilidade, Desenho Universal, Planejamento Urbano e Conforto Ambiental como forma de estimulá-los a perceber de modo critico o espaço construído e nele intervir tecnicamente, cumprindo assim o papel social para o qual estão sendo formados, completou.
O professor Lívio Silva apresentou o diagnóstico elaborado pelos alunos da UFCG que fala sobre os locais que necessitam de adequações, a exemplo de edifícios, prédios e locais públicos, como escadas, calçadas e ruas. Citou os casos da Biblioteca Municipal, Parques do Açude Novo e do Povo.
Alguns dos assuntos discutidos na audiência foram promover o debate sobre acessibilidade, propor a criação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade como instrumento para criação de uma Secretaria específica, apresentar experiências bem sucedidas de várias cidades brasileiras, entre outros temas.
PB Agora
com Assessoria








