Cidades da Paraíba são as melhores do Brasil para observar o próximo Eclipse Solar

PUBLICIDADE

O eclipse anular do sol deste ano vai atrair todos os olhares no dia 14 de outubro. O fenômeno astronômico acontece quando a lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

A Paraíba será um dos melhores lugares para as pessoas acompanharem o eclipse solar. O melhor lugar para ver o eclipse ao vivo será a cidade de Araruna, na Paraíba. Mas João Pessoa e Natal também terão uma vista privilegiada do evento astronômico.

João Pessoa é a melhor capital do Brasil para presenciar o evento, devido a sua localização geográfica e pela forma como o fenômeno astronômico vai acontecer.

As melhores cidades para observar o eclipse sempre são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do ‘anel de fogo’, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular.
Na Paraíba, mais de 50 cidades, além de João Pessoa, são as melhores para visualizar o eclipse localizadas no Sertão, Cariri, Agreste, Curimataú e Litoral

A faixa de anularidade passa pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
De acordo com o presidente da Associação de Astronomia da Paraíba, Marcelo Zurita, o eclipse é um dos maiores eventos astronômicos dos últimos 80 anos.

O Clube de Astronomia da Paraíba estará presente no Hotel Globo, em João Pessoa, a partir das 14h30, para uma introdução do que deve acontecer no eclipse anular solar e explicar os riscos de olhar para o Sol sem a proteção adequada e responder qualquer outra dúvida que o público tenha sobre o eclipse.

Às 15h30, quando o eclipse está previsto para começar, o Clube iniciará o processo de observação do Sol.

“Temos estimulado o público através de nossas redes sociais a estarem com seus próprios óculos, sendo estes aprovados pelo Inmetro ou algum outro órgão regulador”, comentou o Clube de Astronomia da Paraíba.

Vários eventos serão realizados na Paraíba para acompanhar o fenômeno. Na Praia do Jacaré, em Cabedelo, ocorrerá o “Eclipse Anular 2023”, um evento de observação gratuito e para todas as idades desenvolvido pelo professor e criador da Geominds Education, Tiago Marinho.
O evento começará às 15h e terá monitores que irão trabalhar com o público explicando o que é um eclipse e outras atividades como:

Na Pedra Itacoatiara, Ingá, a partir das 14h, a Prefeitura de Ingá junto com a Secretaria de Educação organizou uma observação do eclipse anular solar na Pedra Itacoatiara.

O último evento deste porte a acontecer no país, remonta de setembro de 2006, no entanto, ele só foi avistado em áreas do extremo norte do Amapá.

Segundo os físicos, um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.

No entanto, o especialista explica que diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lei Magnitsky exige prudência antes da aplicação!

Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025