Categorias: Paraíba

Cícero agradece empenho de Aécio Neves na luta em defesa da PB

O Plenário do Senado encerrou por volta das 20h40 a votação do substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) que trata da partilha dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) participou ativamente do debate para impedir que a Paraíba perdesse recursos. Ele ressaltou o apoio dos paraibanos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) e fez questão de agradecer o empenho do senador de Minas Gerais, Aécio Neves.

 

O texto que segue para a Câmara dos Deputados mantém os coeficientes atuais de distribuição dos recursos até 2015. Em 2016 e 2017, seria garantido um piso, correspondente aos valores recebidos pelos estados em 2015, corrigidos pela variação do IPCA e 50% da variação real do Produto Interno Bruto (PIB). O excedente seria distribuído de acordo com a população e a renda domiciliar per capita.

 

-Com muita luta e união nós conseguimos derrubar a emenda 17 que representava uma perda significativa no repasse do FPE da Paraíba e de outros estados da região Nordeste, vale salientar a união dos três senadores da Paraíba, iniciou Cícero. A chamada emenda do Amapá foi derrotada por 38 votos “sim” a 29 votos “não”.

De acordo com Cícero, a articulação do senador Aécio Neves foi fundamental para assegurar a vitória. “Em nome dos paraibanos quero agradecer ao senador Aécio Neves que teve um papel de defesa da agenda federativa. Não podemos aceitar uma emenda só aumentaria a desigualdade entre estados, ao adotar uma distribuição injusta dos recursos do FPE”, reforçou.

 

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou que a proposta tirava recursos do Nordeste, onde estão os estados mais pobres do país, para aumentar a participação no FPE dos estados mais ricos, do Sul e do Sudeste. Cássio Cunha Lima reclamou da postura adotada pelos representantes de estados mais desenvolvidos. Segundo ele, mesmo tendo vários instrumentos para alavancar seu processo de desenvolvimento, os estados mais ricos da federação tentam retirar recursos fundamentais de pequenos estados, como a Paraíba.

 

Já o senador Aécio Neves criticou a ausência do Poder Executivo na articulação entre os estados. Para o senador, as unidades da federação disputam migalhas enquanto a União, que recebe a maior parte do bolo da arrecadação, omite-se.

 

– Onde está a generosidade do governo federal com os entes federados? Será que não incomoda a presidente da República ver seus próprios companheiros da sua base conflagrados disputando migalhas?

 

Para o senador, temas vitais do Brasil, como a agenda federativa, precisam de participação do governo federal. Para ele, a incapacidade de articulação do governo é responsável pela “tarde triste” desta quarta-feira.

 

 

Com Agência Senado

Últimas notícias

Execução em depósito de bebidas deixa um morto e quatro feridos no bairro do Valentina, em JP

Um homem foi morto e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros…

1 de fevereiro de 2026

Ex-policial penal é preso suspeito de comandar tráfico de drogas em João Pessoa

Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na noite do último sábado…

1 de fevereiro de 2026

“Meu Corpo Não é Sua Folia”: Estado lança nesta 2ª campanha de enfrentamento à importunação sexual no carnaval

A oitava edição da campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia”, iniciativa que tem como…

1 de fevereiro de 2026

Paraíba registra recorde de feminicídios em 2025 e alcança maior número da última década

A Paraíba registrou, em 2025, o maior número de crimes de feminicídio dos últimos dez…

1 de fevereiro de 2026

Crise no Botafogo-PB: técnico Bernardo Franco e diretor de futebol são demitidos após goleada

O Botafogo-PB anunciou, na manhã deste domingo (1º), a demissão do técnico Bernardo Franco e…

1 de fevereiro de 2026

Semana começa com quase 400 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira vagas

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) começa o mês de fevereiro ofertando 391…

1 de fevereiro de 2026