A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Chuvas provocam cheias nos rios Paraíba e Taperoá e elevam volume de água do Boqueirão

Choveu forte no último final de semana no Cariri e no Sertão da Paraíba. As chuvas provocaram cheias nos rios Taperoá e Paraíba e elevaram o nível de água armazenada no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

Com as chuvas recentes Boqueirão subiu 21 centímetros de lâmina d’água, o que corresponde a uma recarga de 2,7 milhões de metros cúbicos.

O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, amanheceu esta segunda-feira com 89.502.557 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 21,74 de sua total capacidade que é de 411.686.28 milhões de metros cúbicos.

 

Neste domingo (17), diversos moradores gravaram vídeos e postaram nas redes sociais, mostrando a cheia dos dois rios que levam água para Boqueirão.

 

No começo do mês, as chuvas aumentaram em mais 12 cm o volume do Açude Epitácio Pessoa, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB). A recarga aconteceu após cheia nos rios Taperoá, em Cabaceiras, e Paraíba.

 

Até a quarta-feira (6), o açude que tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água, estava com 20,4% da capacidade total, após uma recarga de três centímetros registrada na lâmina d’água.

 

Segundo o Dnocs-PB, com as duas recargas registradas desde o dia 5 de janeiro, o volume do açude subiu para 15 cm na lâmina d’água, ficando com 20,8% da capacidade total, o que corresponde a 85.789.938 m³ de água.

 

O Dnocs informou ainda que as águas continuam chegando ao açude e a previsão é que haja mais recarga nos próximos dias. O açude de Boqueirão beneficia cerca de 1 milhão de habitantes, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba. 

SL

PB Agora

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe