Chuvas, alagamentos e queda de muro e árvores e o aumento do nível de água do açude velho. As fortes chuvas que caíram sobre Campina Grande, Agreste da Paraíba, neste domingo (8) causaram diversos transtornos em vários pontos espalhados pela cidade. O Açude Velho, cartão postal da cidade, teve o seu nível de água elevado.
A Defesa Civil amanheceu em estado de alerta monitorando as principais áreas de risco. De acordo com a Defesa Civil de Campina Grande, o município possui cerca de 60 pontos de alagamento. São áreas sucectíveis a alagamentos,
A região, inclusive, está sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas até o fim do dia, de acordo com o emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Campina Grande foram registrados 24,5 mm de chuvas nas últimas 12h de acordo com a média dos quatro pluviômetros da cidade (maiores registros foram feitos no Cruzeiro – 38,2 mm – e no Jardim Paulistano – 31,6 mm).
Durante a chuva registrada neste domingo, alguns destes pontos foram afetados, em áreas como ruas do Distrito dos Mecânicos, no bairro do Tambor, além da Avenida Almirante Barroso e do Jardim Verdejante, foram atingidas por alagamentos.
Quedas de muros também foram registradas, como a queda de um muro nos fundos da sede do Campinense Clube, no bairro da Bela Vista. No dia anterior, o muro de uma escola, no bairro do Centenário, também cedeu devido às chuvas. No lugar do muro da escola foram colocados tapumes. Em ambos os casos, não houve feridos, apenas danos estruturais.
O Canal das Piabas apresentou aumento significativo do volume de água, parte do qual escoou em direção ao Açude Velho, elevando o nível do reservatório até atingir o sangradouro.
No começo do mês, vários pontos de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, registraram transtornos após as fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil, ruas ficaram alagadas e estabelecimentos foram danificados pelo alto volume de água.
Na cidade existem atualmente 22 áreas consideradas de risco. As equipes de campo estão sempre de sobreaviso para atender as principais áreas vulneráveis da cidade que são: Rua Severino Verônica (Bairro da Conceição), Rua Tianguá (Bairro das Cidades). Rua São Geraldo (Pedregal), Ponte do Cruzeiro, Vila dos Teimosos, Rua Manoel Paulino Raposo (Catolé), Rua Manoel Leonardo Gomes (Jardim Paulistano), Invasão da Deise (Catingueira), Grotão (Sandra Cavalcante) e Rua Manoel Mota (Catingueira).
O Inmet orienta que a população evite se abrigar embaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão. Em caso de emergências a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
SL
PB Agora
A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Republicanos), anunciou na noite desta segunda-feira (9) um reajuste…
O casal Obama foi inquilino da Casa Branca por oito anos consecutivos. Barack Obama percorreu…
O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB) voltou a rebater às recentes declarações…
O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…
O deputado federal e líder da oposição na Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL), retornou de…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…