A Paraíba o tempo todo  |

Chuvas causam estragos na Paraíba; em Santa Rita creche fica alagada; em CG escola suspende aulas

Ruas alagadas. Canais transbordando. Queda de árvores, muros e pontes. As chuvas têm causado estragos na Paraíba. Em Santa Rita, na Grande João Pessoa, uma creche foi alagada após fortes chuvas, nesta terça-feira (16), e as crianças da instituição de ensino foram colocadas em berços para evitar que ficassem dentro da água. O funcionamento da creche, que é municipal, foi suspenso pelos próximos dias.

Um vídeo registra cerca de 15 crianças ‘ilhadas’ dentro de berços, em uma sala da Creche Maria Carmelita Maroja Pedrosa, no bairro de Tibiri 2, que estava alagada. A água atinge o tornozelo das educadoras.

Em nota, a Prefeitura de Santa Rita informou que devido às fortes chuvas e alto volume de água em pouco tempo, foram surpreendidos com um ponto de alagamento na creche municipal. De acordo com a gestão, o fato é pontual e não ocorria há muitos anos.

Em João Pessoa as chuvas também têm causados alagamentos. A capital paraibana registrou média de 29,08 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou algumas ocorrências relacionadas às chuvas, a maioria de alagamentos pontuais. As equipes seguem em alerta, monitorando as áreas de risco, como barreiras, encostas e margens de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, afirmou que as ações preventivas realizadas pela Compdec-JP e pelos demais órgãos da gestão municipal têm evitado grandes transtornos para a população neste período de maior incidência de chuvas.

Em Campina Grande a chuva também causou muitos estragos. A Escola Municipal Mariinha Borborema ficou alagada e as aulas foram suspensas. A escola fica na Rua João Tamanduá, no bairro das Três Irmãs, que é um local sem calçamento e que, segundo reclamações dos moradores, sempre fica alagado quando chove. Uma equipe da Secretaria de Obras se deslocou até o local, e garantiu que as aulas seriam retomadas nesta quarta-feira.

Esta não foi a primeira vez que as aulas da escola ficam suspensas devido às fortes chuvas.
A forte chuva que atingiu Campina esta semana causou alagamentos e danos materiais em diversos bairros da cidade. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências de grandes proporções, apenas transtornos para a população. As equipes do órgão estão em estado de alerta monitorando as chamadas áreas de risco existentes na cidade.

Houve alagamentos com invasão de água em residências nos bairros Três Irmãs, Catolé, Jardim Paulistano e Tambor.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (16), um alerta amarelo de periogo potencial de chuvas intensas para 55 cidades do Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão paraibano. O aviso vai até as 10h desta quarta-feira (17).

No caso do alerta amarelo, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas também são esperados.

Em Cajazeiras, no Sertão paraibano, uma ponte rompeu. Um cachorro quase morreu afogado após ficar preso entre as madeiras da ponte improvisada sobre o Rio Piranhas, sendo salvo por moradores da região.

A ponte foi construída pelos próprios moradores. De acordo com o morador que pulou no rio para salvar o cachorro, Manualdo Lima, os moradores estão há alguns anos solicitando ao poder público que seja construída uma ponte melhor. ”É um cachorro da própria comunidade, cachorrinho de 60 dias de nascido”, explicou.

SL
PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe