Categorias: Paraíba

CG comemora 154 anos nesta quarta-feira como importante cidade do Nordeste

Erguida no alto da Serra da Borborema, e com uma população superior a 400 mil habitantes, Campina Grande comemora nesta quarta-feira, 11 de Outubro, 154 anos de emancipação política.

 

Rota de passagem dos tropeiros no passado, e cidade futurista com importante polo tecnológico, Campina Grande chega a mais um aniversário com avanços e problemas típicos das grandes metrópoles. A segunda maior cidade da Paraíba, nascida em berço de ouro branco e enquanto estratégico ponto comercial dos tropeiros, não para de crescer no Nordeste. O  clima agradável, o povo hospitaleiro e as oportunidades que oferecem para os “estrangeiros”, são características da Rainha da Borborema.

De acordo com o historiador Gervásio Aranha, a cidade viveu seis importantes fatos que foram decisivos para o seu crescimento. Ele enumera a chegada de Teodósio de Oliveira Ledo em 1697 e o consequinte, aldeiamento; a emancipação política em 1864; a saga dos Tropeiros; a conquista da luz elétrica que impulsionou o progresso; a chegada do trem em 2 de outubro de 1907, e o ciclo da cultura e do algodão.

Conhecida como “A Rainha da Borborema”, a aniversariante do dia, é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, além de “Berço do Saber” para vários paraibanos de outras cidades e também de pessoas de outros estados e até de outros países.

 

Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de1864, de acordo com a Lei Provincial de Nº 137. De acordo com estimativas de 2014, sua população é de 402. 912 habitantes, distribuídos em uma área que abrange 594,2 km². É também a segunda cidade mais populosa da Paraíba, possui 52 bairros e sua região metropolitana é formada por dezenove municípios.

 

Campina Grande ainda é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas públicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As duas universidades públicas oferecem maiis de 50 cursos de graduação, e inúmeros de ppos graduaçção. A cidade concentra boa parte dos Mestres e Doutores enriquecendo com seus conhecimentos, as instituiçção de ensino superior. Por ano, a UEPB e a UFCG, formam centenas de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. 

 

Com grande importância econômica para o Estado, Campina possui o segundo maior PIB, de 5,339 bilhões, entre os municípios paraibanos, representando 15,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba.

 

 

Localizada no ponto mais alto da Serra da Borborema a 133 km da capital João Pessoa, o município sedia ainda variados eventos culturais, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho, “, o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno.

 

 

Atualmente, o município tem grande destaque no setor de informática e desenvolvimento de softwares, movimentando anualmente cerca de US$ 30 milhões.

 

Conhecida popularmente como a 'Rainha da Borborema' por sua histórica importância cultural, política e econômica para a Paraíba, conta com monumentos, como o momento do Açude Velho, e o Monumento alusivo aos 150 anos, praças, museus, prédios históricos, principalmente localizados no Centro da cidade. A Feira Central é uma das mais antigas do Nordeste com quase 100 anos, e conserva aspectos da cultura local.

O monumento Os Pioneiros da Borborema, foi naugurado no centenário de Campina Grande, no ano de 1964, e virou ponto turístico do município. Instaladas às margens do Açude Velho, as estátuas foram trazidas do Rio de Janeiro e apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade.

 

O índio representa o início de tudo. A catadora de algodão faz referência à “Era de Ouro” de Campina Grande, quando o município se tornou o segundo maior exportador de algodão do mundo. E o tropeiro presta homenagem à vocação comerciária da cidade.

 

 

A memória da cidade no entanto, ficou perdida no tempo, e dificilmente será recuperada. Alguns documentos históricos foram incinerados à época dos mandatos dos prefeitos Vergniaud Wanderley, na década de 1940, e Newton Rique, nos anos 1960, dificultando o trabalho dos historiadores.

 

A origem da cidade é comumente creditada à ocupação em missão cristã dos índios Ariú na aldeia de Campina Grande, liderados pelo capitão-mor Teodósio de Oliveira Lêdo, em 1º de dezembro de 1697.

 

 

Severino Lopes

PB Agora

 

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026