Com a chegada das águas do Rio São Francisco, no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, expressou o desejo de que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) encerre o racionamento d’água feito na cidade.
Se tiver boa vontade da Cagepa, já pode encerrar o racionamento em Campina Grande, porque se está chegando água, se o problema do racionamento era uma questão preventiva para evitar o estrangulamento do abastecimento, significa dizer que agora não tem mais por que maltratar a população campinense com racionamento severo – defendeu em entrevista a Rádio Caturité AM.
Segundo a Cagepa, o racionamento de água em Campina Grande deve ser reduzido a partir da próxima semana, conforme a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco no espelho d’água do Açude Epitácio Pessoa,
Ronaldo Meneses, gerente regional da Cagepa, disse que o órgão foi autorizado a prorrogar o abastecimento da zona 2 e antecipar o fornecimento da zona 1. Com a mudança, o fornecimento de água na zona 1 vai passar a se iniciar no fim das tardes de domingo e a zona 2 vai passar a receber água até as manhãs de domingo. No modelo atual de racionamento, o abastecimento da zona 1 começa na segunda-feira e finaliza na quarta-feira. Já a zona 2 recebe água da quinta-feira até o sábado
O racionamento na região abastecida pelo açude começou em 6 de dezembro de 2014, quando o manancial estava com 24% do volume. O açude entrou no volume morto em 18 de junho de 2016 ao atingir a marca de 8,22%, o que corresponde a 33,875 milhões de metros cúbicos de água. O volume morto é considerado quando o nível do açude fique abaixo do sistema de captação convencional, por meio de gravidade.
PB Agora








