Categorias: Paraíba

Cerca de 194 mil paraibanos estão em situação de extrema pobreza

Insegurança alimentar, falta de moradia, saneamento, água potável de qualidade, e acesso aos direitos básicos assegurados pela Constituição Federal. Cerca de 194 mil paraibanos estão em situação de extrema pobreza, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de levantamento da Síntese de Indicadores Sociais. Apesar de preocupante, o número é o menor da série histórica do IBGE.

Conforme o relatório, a porcentagem de paraibanos em situação de extrema pobreza corresponde a 4,7% da população total no estado. À nível nacional, os números também apresentaram queda, apresentando os menores índices da série histórica.

Em relação aos indicadores de pobreza, uma categoria diferente do IBGE, 38,3% da população paraibana está inserida. São cerca de 1,58 milhão de pessoas nessa situação. Também é o menor índice da série histórica, desde 2012. É o terceiro ano consecutivo de diminuição nos dois indicadores.

De acordo com o IBGE, o pico de alta nos números da extrema pobreza e da pobreza no estado foi em 2021, quando, respectivamente, as taxas ficaram em 16,7% e 56,1% da população vivendo nessas condições.

O estudo leva em conta o conceito de “pobreza monetária”, que ocorre quando a renda da família não é suficiente para garantir o básico para viver bem. O IBGE considera apenas o dinheiro disponível, sem considerar outros fatores importantes, como qualidade da moradia, acesso à educação ou proteção social.

Já a pobreza extrema, corresponde ao grau mais severo dessa privação, indicando uma situação em que os recursos disponíveis não permitem assegurar sequer a alimentação mínima e necessidades essenciais de sobrevivência.

Desigualdade entre ricos e pobres. Conforme o IBGE, os 20% mais ricos recebem, em média, 12,7 vezes mais que os 20% mais pobres. Isso corresponde, em comparação com o dado nordestino, a um valor superior em ambas as comparações. No caso da média regional, foi apontado 13,8%, e 14,6% na média nacional.

Outra categoria do estudo do IBGE é a incidência de vulnerabilidade na população paraibana. O órgão apontou que 38,3% da população paraibana vivia com US$ 6,85 PPC/dia. Esse valor, inclusive, é feito a partir dos parâmetros do Banco Mundial, calculados pela Paridade do Poder de Compra (PPC).

Redação

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026