A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realizou, por meio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), 1.100 audiências de conciliação de janeiro a agosto deste ano, sendo 726 com acordos. Os dados integram o último levantamento feito pelo órgão, que se prepara para fazer um novo mutirão a partir do dia 21 deste mês. Até o dia 12 de setembro, foram realizadas outras 300 sessões, sendo 176 com acordos.

 

De acordo com o coordenador do Cejusc, juiz federal Bruno Teixeira, além de promover a paz social, o Centro ainda contribui para a economia local. “Se levarmos em conta o percentual de êxito obtido nas sessões de conciliação, somado aos valores decorrentes de acordos judiciais liberados para circulação e que totalizam aproximadamente R$ 7 milhões de reais, temos a convicção de que o Cejusc tem contribuindo decisivamente para a efetivação dos direitos e da justiça”, declarou.

Estrutura

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, localizado no edifício sede da JFPB, em João Pessoa, foi inaugurado em 31 de janeiro deste ano. A unidade foi a primeira deste tipo criada na Seção Judiciária da Paraíba (SJPB) e realiza audiências de conciliação das Varas Federais, assim como desenvolve ações de cidadania, seguindo o que preconiza o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mutirão

Entre os dias 21 e 29 deste mês, o Cejusc realiza um esforço concentrado com previsão de mais de 150 audiências de conciliação. Todas são decorrentes de reclamações pré-processsuais, sendo a maioria da campanha “Quita Fácil”, da Caixa Econômica Federal, que permite descontos de até 90% em dívidas contraídas pelos clientes do banco.

 

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Opinião: acerca do golpe, da história e sobre o sexo dos anjos

A história é cruel e implacável! Não há mentira nem farsa que sobreviva ao efeito corrosivo da história. Mentira nenhuma se sustenta ao longo do tempo, de modo que mais…

Efraim Filho abre IV Fórum Nacional do Comércio, em Brasília

Com o tema “A força do setor que movimenta o Brasil” o presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), deputado Efraim Filho (DEM/PB) abriu, juntamente com o ministro…