Categorias: Paraíba

Central Sindical UGT discutirá transposição com a presidente Dilma Rousseff

PUBLICIDADE

A direção nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) resolveu se engajar na luta dos paraibanos contra os efeitos da seca que castiga 200 municípios e já dizimou 80% do rebanho bovino. A Central Sindical vai pedir uma audiência à presidente Dilma Rousseff para discutir a necessidade da urgência na retomada das obras da transposição do rio São Francisco, para os Estados do Nordeste Setentrional: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

A ideia da direção nacional da UGT é pressionar a presidente Dilma, para que ela não permita mais paralisações nas obras da transposição. Ontem, a direção da UGT promoveu em sua sede, no Centro de São Paulo, um debate sobre como a Central Sindical pode contribuir para que os paraibanos e nordestinos não sofram tanto com a estiagem, que deve se prolongar pelos próximos anos, conforme estudo feito pelo meteorologista e pesquisados da Universidade Federal de Alagoa (UFAL), Luiz Carlos Molion.

 

O principal palestrante de ontem, no debate da UGT, em São Paulo, foi o padre Djacy Brasileiro, que tem se destacado no Sertão da Paraíba como uma voz que clama no semiárido por medidas emergenciais e duradouras de convivência com a seca.

 

“A UGT resolveu entrar na luta, quer dar apoio aos paraibanos e nordestinos e será um sangue novo que vem somar com a nossa causa”, disse o padre Djacy Brasileiro, que falou, durante quase duas horas, sobre o drama dos nordestinos que convivem com a falta de chuva e, do ano passado para cá, viu as lavouras serem destruídas e os animais morrerem de fome e de sede.

 

Participaram do debate promovido pela UGT deputados estaduais e prefeitos paulistas- alguns deles nascidos na Paraíba-, empresários e representantes de sindicatos filiados à UGT, entre outras autoridades.

 

“A UGT defende a inclusão social e apoia os excluídos. Por isso, convidamos o Padre Djacy Brasileiro para fazer uma exposição sobre a situação da seca na Paraíba e sobre o andamento das obras da transposição do rio São Francisco, porque vamos entrar nesta causa em defesa dos nossos irmãos nordestinos”, disse o assessor de articulação política da UGT, o paraibano de Igaracy, Roga Matias.

 

Roga Matias assegurou, em entrevista por telefone, que o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, vai protocolar no Palácio do Planalto um pedido de audiênciacom a presidente Dilma Rousseff, o mais rápido possível, para discutir a situação de aflige o Nordeste. “Vamos levar o padre Djacy para que ele mesmo possa dar seu testemunho na frente da presidente Dilma”, afirmou Roga Matias, acrescentando que o sacerdote paraibano fala com muita sinceridade e dá testemunhos que comovem quem o escuta.

 

 

Redação com Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ação da PM resulta em apreensão de entorpecentes no bairro de Mangabeira

A Polícia Militar realizou uma apreensão de drogas na comunidade da Feirinha de Mangabeira, na…

22 de dezembro de 2025

Chamas destroem barraca de recicláveis e ameaçam residência na Zona Sul de JP

Um incêndio foi registrado na noite desse domingo (21) em um terreno localizado na comunidade…

22 de dezembro de 2025

SEGUNDA-FEIRA ‘D’: entre Lucas Ribeiro e Cícero Lucena, Felipe Leitão decide hoje quem apoiar para o governo da PB em 2026

Nesta segunda-feira (22), os olhos da política paraibana se voltam para João Pessoa. É que…

22 de dezembro de 2025

Corinthians vence Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…

21 de dezembro de 2025

Em nota, PSB-PB lamenta morte de Edmilson Soares e diz que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de JP e PB

O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…

21 de dezembro de 2025

Cena do filme O Agente Secreto resgata lembranças da lenda urbana recifense da Perna Cabeluda

Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…

21 de dezembro de 2025