A direção nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) resolveu se engajar na luta dos paraibanos contra os efeitos da seca que castiga 200 municípios e já dizimou 80% do rebanho bovino. A Central Sindical vai pedir uma audiência à presidente Dilma Rousseff para discutir a necessidade da urgência na retomada das obras da transposição do rio São Francisco, para os Estados do Nordeste Setentrional: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
A ideia da direção nacional da UGT é pressionar a presidente Dilma, para que ela não permita mais paralisações nas obras da transposição. Ontem, a direção da UGT promoveu em sua sede, no Centro de São Paulo, um debate sobre como a Central Sindical pode contribuir para que os paraibanos e nordestinos não sofram tanto com a estiagem, que deve se prolongar pelos próximos anos, conforme estudo feito pelo meteorologista e pesquisados da Universidade Federal de Alagoa (UFAL), Luiz Carlos Molion.
O principal palestrante de ontem, no debate da UGT, em São Paulo, foi o padre Djacy Brasileiro, que tem se destacado no Sertão da Paraíba como uma voz que clama no semiárido por medidas emergenciais e duradouras de convivência com a seca.
“A UGT resolveu entrar na luta, quer dar apoio aos paraibanos e nordestinos e será um sangue novo que vem somar com a nossa causa”, disse o padre Djacy Brasileiro, que falou, durante quase duas horas, sobre o drama dos nordestinos que convivem com a falta de chuva e, do ano passado para cá, viu as lavouras serem destruídas e os animais morrerem de fome e de sede.
Participaram do debate promovido pela UGT deputados estaduais e prefeitos paulistas- alguns deles nascidos na Paraíba-, empresários e representantes de sindicatos filiados à UGT, entre outras autoridades.
“A UGT defende a inclusão social e apoia os excluídos. Por isso, convidamos o Padre Djacy Brasileiro para fazer uma exposição sobre a situação da seca na Paraíba e sobre o andamento das obras da transposição do rio São Francisco, porque vamos entrar nesta causa em defesa dos nossos irmãos nordestinos”, disse o assessor de articulação política da UGT, o paraibano de Igaracy, Roga Matias.
Roga Matias assegurou, em entrevista por telefone, que o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, vai protocolar no Palácio do Planalto um pedido de audiênciacom a presidente Dilma Rousseff, o mais rápido possível, para discutir a situação de aflige o Nordeste. “Vamos levar o padre Djacy para que ele mesmo possa dar seu testemunho na frente da presidente Dilma”, afirmou Roga Matias, acrescentando que o sacerdote paraibano fala com muita sinceridade e dá testemunhos que comovem quem o escuta.
Redação com Ascom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Militar realizou uma apreensão de drogas na comunidade da Feirinha de Mangabeira, na…
Um incêndio foi registrado na noite desse domingo (21) em um terreno localizado na comunidade…
Nesta segunda-feira (22), os olhos da política paraibana se voltam para João Pessoa. É que…
Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…
O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…
Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…