Foto: Secom-PB
A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, na tarde desse domingo (8), a quarta doação de órgãos de 2026 beneficiando diretamente, quatro pessoas. A doação foi possível graças à autorização da família de um paciente, de 56 anos, que teve morte encefálica confirmada em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). O procedimento foi realizado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.
Os dois rins do doador foram captados e já destinados a pacientes que aguardavam na fila de transplantes. O rim direito foi aceito pela Central Estadual de Transplantes da Bahia e transplantado em um paciente do sexo masculino, de 61 anos. Já o rim esquerdo foi encaminhado para a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, beneficiando uma paciente do sexo feminino, de 67 anos.
As córneas também foram captadas e encaminhadas para o Banco de Olhos, onde passarão por avaliação para possível transplante, podendo devolver a visão e a qualidade de vida a outros pacientes.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a importância da sensibilidade da população a respeito do tema para que mais vidas sejam salvas.
“Nós sempre reforçamos que a doação de órgãos só é possível com a autorização da família, e por isso a importância do diálogo sobre o tema é tão relevante. Informar o desejo de ser doador é um ato simples, mas que pode salvar muitas vidas. Cada gesto de autorização familiar transforma dor em solidariedade, esse é um gesto que torna possível salvar e melhorar a vida de outras pessoas”, destacou.
Para ser doador não é necessário deixar a informação por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só se efetiva após autorização familiar, conforme a Lei Federal 10.211 de 23 de março de 2001.
Secom-PB
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), defendeu, em reunião na residência oficial na última…
O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…
O número de acidentes registrados nas rodovias federais da Paraíba aumentou em 2025 em comparação…
O trabalho infantil e a exploração sexual contra crianças e adolescentes crescem até 30% no…
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos), encaminhou à Comissão de Constituição…