Reprodução: Cartão de Todos
Em um cenário histórico de mudanças significativas, o Censo Demográfico de 2022 revelou que as mulheres se tornaram maioria entre os responsáveis pelas unidades domésticas na Paraíba. O levantamento do IBGE, divulgado nesta sexta-feira (25), mostrou que, entre 1,37 milhão de responsáveis por seus lares, 51,7% eram mulheres, ultrapassando a representação masculina, de 48,3%. Em 2010, esse número era bem diferente: mulheres ocupavam 38,8% dessa posição, enquanto os homens somavam 61,2%.
Com uma média de responsabilidade feminina acima da nacional, que se encontra em 49,1%, a Paraíba apresenta um crescimento expressivo na participação das mulheres como líderes de lares. O dado se alinha a uma mudança regional, cuja média é de 52%. Com esse crescimento, o estado alcança a 8ª posição no ranking nacional.
Além da representatividade feminina, o censo identificou que a maioria dos responsáveis pelos lares paraibanos possui mais de 40 anos, totalizando quase 921,9 mil pessoas ou 67,1% do total. Comparado a 2010, quando esse percentual era de 63,2%, o aumento indica uma tendência de envelhecimento da população responsável pelas unidades domésticas, enquanto o número de responsáveis jovens caiu ao longo dos anos.
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…
Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…
A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…
Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…
Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…
Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…