Censo 2022: apenas 2,7% dos paraibanos foram recenseados até o momento

PUBLICIDADE

Uma nova radiografia do Brasil está sendo feita por meio da coleta de dados dos recenseadores do Instituto Brasileiro Geografia Estatísticas (IBGE). Até este momento,  2,71% das pessoas recenseadas para compor a coleta de dados do Censo Demográfico 2022, pelo IBGE, são paraibanos. Em menos de 1 mês do censo, 1.579.853 pessoas foram recenseadas em 543,9 mil domicílios distribuídos por toda a Paraíba.

A coleta começou no dia 1º de agosto. Em todo o país, foram recenseadas 58.291.842 pessoas, em 20.290.359 domicílios. Destas, 36,51% estavam na região Nordeste, 35,51% no Sudeste, 11,87% no Sul, 9,44% no Norte e 6,67% no Centro-Oeste. Na manhã desta terça-feira (30), o total de população recenseada já era de 59.616.994.

Considerando os 452.246 setores censitários urbanos e rurais do país, 38,4% estão sendo trabalhados. A Paraíba tem 9.269 setores, sendo 6% deles concluídos e 45,8% em andamento.
Ao todo, 450.140 de indígenas (0,77%) e 386.750 quilombolas (0,66%) já foram contados.

Cerca de 2,3% dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.

Em relação ao tipo de questionário, 88,2% dos domicílios (17.697.415) responderam ao questionário básico e 11,8% (2.365.208) ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. O tempo mediano de preenchimento tem sido de 6 minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o questionário ampliado.

A maior parte dos questionários (99,7%) foi respondida de forma presencial, sendo que 34.055 domicílios optaram por responder pela internet e 30.202 pelo telefone.
O sistema de acompanhamento da coleta permite gerar, ainda, pirâmides etárias parciais. Até o momento, 47,8% da população recenseada eram homens e 52,2% eram mulheres.

Ao todo, 3.380 recenseadores estão atuando no Censo Demográfico 2022, na Paraíba. Somente em Campina Grande, são mais de 500 recenseadores.  Esforço, determinação e muito trabalho.  A missão dos recenseadores não é fácil. Alguns já foram assaltados na cidade. Outros estão encontrando dificuldades para ter acesso as informações nas residências. Somente a recenseadora Marlene Gomes, já visitou mais de 400 residências em Campina Grande, em menos de 1 mês de censo.

PB Agora

Últimas notícias

Malas com roupas de Ramagem ajudaram PF a localizar ex-deputado nos EUA

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL) foi localizado pela PF (Polícia Federal) na Flórida, nos…

14 de abril de 2026

Buscas por homem que desapareceu em açude no Agreste  devem ser retomadas nesta terça

O Corpo de Bombeiros deve retomar nesta terça-feira (13), as buscas por Francisco de Assis…

14 de abril de 2026

Governo da PB realiza Dia D de combate aos maus-tratos contra animais

Como parte das ações do Abril Laranja, mês de conscientização e combate aos maus-tratos contra…

14 de abril de 2026

João Pessoa registra volume de chuva 19% acima da média histórica de abril e Defesa Civil segue em alerta

Em apenas uma semana , João Pessoa registrou chuva 19% acima da média histórica, segundo…

14 de abril de 2026

Após eras Panta e Odilon, Jackson Alvino inicia nova fase política em Santa Rita mirando vaga na ALPB

A cidade de Santa Rita entra em uma nova fase política com o início da…

13 de abril de 2026

Prefeito eleito de Cabedelo, Edvaldo Neto associa elevada abstenção a escândalos políticos e descrédito da população

A eleição suplementar realizada no último domingo (12) no município de Cabedelo foi marcada pelo…

13 de abril de 2026