A CBTU está realizando as inscrições de escolas públcias que desejam participar do Trem Criança 2011. O cadastro é gratuito e deve ser feito na Coordenadoria de Comunicação e Marketing (Comak), no 1º andar da Estação Ferroviária de João Pessoa. O evento, que será realizado no dia 8 de outubro, das 13 às 17h, comemora 16 anos de atividades educativas e de lazer. O Trem Criança tem por finalidade trabalhar com estudantes de escolas públicas da região da beira da linha a preservação da vida, do trem e do patrimônio público.
Para se inscrever, os representantes das escolas devem apresentar ofício solicitando a inclusão no evento, reservando vagas para 80 crianças. Dentro das atividades estão incluídos passeios de trem, competições e brincadeira com arte educadores. Ao todo, a organização do evento estima atender cerca de 2 mil crianças no dia 08 e outras 2 mil durante a semana que antecede o dia doze. Neste último caso, são realizados apenas os passeios.
O Trem Criança, ao longo desses 16 anos, é responsável pelo fim de acidentes de acidentes envolvendo meninos e meninas de 4 a 17 anos de idade. Desde a sua implantação, cerca de 52 mil estudantes já foram assistidos pelo projeto, que já distribuiu Cartilhas Educativas, jogos da Memória e Trilha Ferroviária. Neste ano, a CBTU João Pessoa preparou um Quebra Cabeças em comemoração ao aniversário do Projeto, sem esquecer a educação.
Para o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, são idéias desse porte que mostra a preocupação da Companhia com o futuro das pessoas. “Toda criança que já participou do Trem Criança tem uma postura diferenciada das demais porque conheceu o sistema e aprendeu o que é certo e o que é errado ao viajar de trem, os cuidados ao brincar próxima a via férrea e a preservar o patrimônio ferroviário e público”, diz.
De acordo com Cartaxo, o projeto também criou uma relação positiva com as escolas e as aproximou do dia a dia da ferrovia. “Foi também através do Trem Criança que a CBTU aprendeu a trabalhar em parceria com os diretores e professores das escolas, levando para a sala de aula os ensinamentos apresentados durante o projeto e hoje nós temos escolas parceiras que nos ajudam a evitar acidentes com crianças”, revela.
Quando começou, o Trem Criança era realizado durante uma semana. Com o passar dos anos, o número de escolas aumentou de uma forma surpreendente que a CBTU decidiu concentrar todas as atividades em um só dia, transformando o sistema em um grande parque de diversão com diversas atividades.
Ascom








