Categorias: Paraíba

Caso Cássio caminha para desfecho

O desfecho do processo do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), para assumir a vaga no Senado Federal, pode estar próximo do fim. O recurso de Cássio já está nas mãos ministro Joaquim Barbosa, relator no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele poderá dar esta semana despacho pela não aplicabilidade da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa.

O envio do processo à Procuradoria Geral da República, pelo STF, ocorreu em 25 de fevereiro deste ano. O procurador geral da República, Roberto Gurgel, demorou 50 dias para opinar sobre o deferimento ou não do registro da candidatura de Cássio ao Senado referente às eleições de 2010.
No Twitter, Cássio declarou: “A demora da PGR na devolução do processo ao Ministro Relator é uma descortesia com a soberania popular e um desapreço ao voto dos paraibanos”.

O parecer do Ministério Público Federal foi pelo desprovimento do recurso, opinando, dessa forma, ao não deferimento da candidatura de Cássio ao Senado. Contudo, segundo o advogado do tucano, Luciano Pires, o parecer não vai interferir na decisão final sobre o caso. Isso porque a definição do STF pela não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições 2010 deveu-se ao princípio constitucional da anualidade.

Caso a resolução do ministro Joaquim Barbosa seja anunciada esta semana, o atual ocupante da vaga, senador Wilson Santiago (PMDB), será atingido no momento em que integra o posto mais alto do Legislativo brasileiro. O peemedebista assumiu a presidência interina do Senado e do Congresso Federal na última sexta-feira, em decorrência da ausência do Senador José Sarney.

O processo de Cássio Cunha Lima tramita no STF desde 17 de dezembro de 2010. O primeiro relator do caso no STF foi o ministro Celso de Mello, afastado por ter-se averbado suspeito. Após o deferimento do ministro Joaquim, atual relator, o processos volta para a Justiça Eleitoral a fim de que Cássio seja finalmente diplomado.

Na Paraíba, o tucano obteve a maior votação para o Senado, com mais de 1 milhão de votos. Mas como a candidatura de Cássio está subjudice, o terceiro mais votado, Wilson Santiago, assumiu a vaga de senador.
 

 

  • Jornal Correio

Últimas notícias

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Prefeitura do Sertão cancela Carnaval por conta de crise hídrica

O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Sudema notifica boate e restaurante em Tambaú por irregularidades no sistema de esgoto

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…

29 de janeiro de 2026

Tovar admite possível racha entre os ‘Cunha Lima’ em relação ao apoio a Cícero e Efraim para o Governo do Estado

Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…

29 de janeiro de 2026

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026