Categorias: Paraíba

Casarão dos Azulejos vai abrigar Museu da Justiça Eleitoral da Paraíba

Na semana de aniversário de 440 anos de João Pessoa, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Governo do Estado celebram uma parceria que vai viabilizar a implantação do Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia. Será nesta quarta-feira (06/08), às 11h, no Casarão dos Azulejos no Centro Histórico, a assinatura do termo de cessão de uso deste prédio que, até que até o final do ano, abrirá as portas para contar a história política e da Democracia no nosso Estado.

A novidade chega como um presente de aniversário para João Pessoa. A assinatura do termo de cessão será feita pelo Governador João Azevedo para o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Na ocasião, também será assinada uma portaria do Tribunal instituindo a comissão de notáveis que vai trabalhar na implantação do Museu, sob o comando do desembargador Marcos Cavalcante.

Empolgado com o projeto desde que assumiu a presidência do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro celebra a conquista do Casarão de Azulejos para abrigar o espaço de memória da Justiça Eleitoral. “A grande importância é que esse lugar guarda na sua identidade como sendo a primeira sede do TRE-PB. O Governador foi muito sensível nesse sentido”, pontuou lembrando que a ação corrobora com a política pública de ocupar a área histórica: “não é a toa que a gente quis vir para cá. Sabemos do compromisso que os governantes sempre têm no sentido de que as instituições fiquem no Centro Histórico. Essa ação é mais um reforço pra esse tipo de política”.

Preparativos

Embora a efetivação da implantação do Museu da Justiça Eleitoral comece a partir da assinatura do termo de cessão, os trabalhos de planejamento e preparação para isso já vêm acontecendo há quatro meses. O desembargador Marcos Cavalcante foi convidado para presidir a comissão de notáveis. 

Na visita prévia que fez ao local, o desembargador Marcos Cavacante disse que já é possível imaginar os espaços com os objetos históricos que vão ser organizados ali. “O prédio é muito bom, bonito, histórico, e o mais importante: foi aqui que começou a história da justiça eleitoral da Paraíba, no ano de 1932. Não tem lugar melhor para instalar o Museu do que este prédio”.

A diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, se impressionou com a preservação do local. “Foi uma grande e agradável surpresa encontrar o patrimônio preservado internamente. O nosso acervo vai caber aqui perfeitamente e ainda poderemos disponibilizar a todos um espaço de auditório para que os visitantes recebam as informações da Justiça Eleitoral, como ela nasceu, como funciona e o que ela faz”.

O gerente de bens e imóveis do Estado, Dilson Leão, pontuou que é muito satisfatório ver a implantação desse projeto. “Temos esse prédio histórico que, ao invés de ficar fechado, terá uma destinação tão proveitosa para o Museu do TRE”.

Ascom TRE-PB

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026