Categorias: Paraíba

Cartaxo planta ipê-roxo na Praça do Coqueiral e inicia nova etapa do JP Cidade Jardim

PUBLICIDADE

 Até o final de 2015, João Pessoa terá nas suas ruas e praças 6,2 mil novas mudas de árvores da Mata Atlântica. É que foi dada a largada da segunda etapa do projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’, que consiste no plantio de mudas de várias espécies em diferentes pontos da cidade – a começar pelas áreas menos verdes, como Mangabeira e Manaíra

 

A ação, comemorativa ao aniversário de 430 anos da Capital, iniciou na manhã deste sábado (15) na Praça do Coqueiral, bairro de Mangabeira, onde o prefeito Luciano Cartaxo plantou quatro mudas de ipê-roxo nos jardins do espaço público, que futuramente vai receber 50 outros exemplares de ipêzinho de jardim, urucum e algodoeiro da praia.

 

“Precisamos arborizar cada vez mais a nossa cidade e manter os serviços de jardinagem em dia para, respeitando o meio ambiente, garantir uma melhor qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito.

 

Todas as 14 regiões do Orçamento Participativo também entrarão nesta cobertura, cada uma recebendo 430 espécies nativas. “Além do sombreamento, da despoluição do ar, da facilitação do escoamento da água e do conforto térmico que proporcionam, essas espécies contribuem para o embelezamento de qualquer espaço público”, destaca o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Ele adiantou que a próxima parada do projeto serão os bairros de Manaíra, Valentina, Ipês e Mandacaru.

 

Crianças de escolas públicas participaram do plantio das mudas na Praça do Coqueiral e também levaram para casa uma muda, o que demonstra que elas também estão contribuindo para uma cidade mais verde e bonita.

 

“Desenvolvemos com os nossos estudantes um trabalho de conscientização ecológica a partir dos cuidados com a hortinha nos Creis por meio do projeto ‘De Mãos Dadas com a Natureza’, em que eles aprendem o valor de cultivar os alimentos. As crianças são o nosso futuro e por isso é importante que elas participem de ações de cuidar do meio ambiente”, ressalta Mônica de Souza, diretora do Crei Edileuza Maria de Souza, localizado no bairro de Mangabeira VIII.

 

Projeto – O ‘João Pessoa Cidade Jardim’ surgiu em 2013 de um estudo articulado entre as Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). As equipes dessas duas secretarias mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para planejar as ações de recomposição necessárias.

 

“Nos dois primeiros anos, investimos no paisagismo e na recuperação das áreas mais degradadas, como parques, jardins e corredores urbanos, com mais de 53 mil árvores plantadas. Agora estamos partindo para o plantio e distribuição de 6,2 mil novas mudas”, detalha Hildevânio Macedo, secretário da Sedurb.

 


Secom/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025

Morre Lindomar Castilho aos 85 anos; cantor matou a esposa a tiros na década de 80

O cantor Lindomar Castilho, um dos nomes mais emblemáticos da música brega brasileira, morreu aos…

20 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom vai ter choro e samba com Israel Sete Cordas

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, neste final de semana, o músico Israel…

20 de dezembro de 2025

Congresso aprova orçamento para 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o parecer do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL),…

20 de dezembro de 2025