A Paraíba o tempo todo  |

Cartaxo abre curso de formação continuada

 O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) abriu oficialmente nesta segunda-feira (15) no ginásio do Unipê o curso de formação continuada ‘Diálogos Educacionais’.

Com a finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, focando a temática Gestão, Currículo e Avaliação, o evento continua até esta terça-feira (16) com a realização de oficinas pedagógicas voltadas para professores, gestores, apoio e especialistas. Ao todo serão 31 oficinas divididas em sete segmentos espalhadas em 70 salas de aula.

O ginásio do Unipê estava lotado com a participação de profissionais em educação das escolas municipais e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

 

 

Além do prefeito Luciano Cartaxo, também estavam presentes ao evento os vereadores Djanilson da Fonseca, Eliza Virgínia, Benilton Lucena, Marmuthe Cavalcante, Marcus Vinícius e João dos Santos, o secretário de educação Luis de Sousa Junior e o presidente do sindicato dos trabalhadores em educação do município de João Pessoa (Sintem) Daniel de Assis.

De acordo com o presidente do Sintem, um diferencial é que muitas oficinas serão ministradas pelos próprios professores da rede municipal de ensino.

“Serão mais de quarenta professores ministrando o que é um grande avanço pois mostra que na rede municipal existe sim professores qualificados”, disse Daniel durante fala para os servidores presentes.

Por sua vez o vereador Benilton Lucena disse estar muito feliz e destacou a participação massiva dos trabalhadores de educação de João Pessoa.

“É muito bom ver que é o desejo de todas as escolas estarem hoje presentes fazendo a diferença” destacou o vereador.

Em breve discurso, o prefeito Luciano Cartaxo disse que a participação expressiva dos trabalhadores representa uma síntese do que vem sendo seu mandato, que é marcado pelo diálogo.

“Nós temos convicção que é preciso investir cada vez mais na educação. E nossos objetivo nós estamos conseguindo graças a sensibilidade do nosso governo de dialogar bastante com os professores e com os servidores da educação e fazendo um investimento necessário na infraestrutura” enfatizou Cartaxo.

Ainda segundo Cartaxo a prefeitura irá enfrentar o desafio de construir 20 novas escolas além de novas creches.

“Serão construídas 20 novas escolas municipais, 11 novas creches já estão sendo construídas, além de 9 que estão sendo municipalizadas, 20 novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e ano que vem iremos receber o restante das creches estaduais” enfatizou Luciano.

Outros pontos altos do evento foram a exposição do prefeito de que no segundo semestre será lançado o edital do concurso público para 1.300 vagas na educação e que no dia 5 de agosto será instaurada a mesa permanente de negociação com o magistério.

“Serão mil vagas para o magistério e mais trezentas vagas para o pessoal de apoio, de suporte. Essa é uma forma de investir cada vez mais na qualidade do ensino de João Pessoa” declarou.

O evento contou com a animação da banda PB Baile e a presença especial de Cátia de França que é a homenageada do Ano Cultural 2013 nas escolas municipais de João Pessoa.

 

Cultura – O evento de abertura também foi um momento de confraternização e descontração para os profissionais da educação, que dançaram e cantaram acompanhando a orquestra PB Baile. Logo depois, Cátia de França subiu ao palco para cantar seus sucessos. A paraibana está sendo, ao lado de Elba Ramalho, homenageada pelo Ano Cultural 2013 nas escolas municipais.

 

O curso – O evento, que tem o intuito de proporcionar o aprimoramento das práticas pedagógicas, enfocando a temática Gestão, Currículo e Avaliação, continua nesta terça-feira. Durante todo dia, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, haverá a realização de oficinas pedagógicas voltadas para professores, gestores, apoio e especialistas. Ao todo vão ser 31 oficinas divididas em sete segmentos espalhadas em 70 salas de aula.

 

TEMÁTICAS DAS OFICINAS:

 

Segmento: Gestores e Especialistas

 

1 – Gestão Escolar e Inovação: reflexão sobre a avaliação, o currículo e a docência

 

2 – Avaliação Institucional e práticas de Gestão no cotidiano escolar

 

3 – Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem.

 

 

Segmento: Gestores, Especialistas e Professores; (Temas Transversais)

 

1 – Educação: Violência, escola e a diversidade cultural

 

2 – Práticas de Ensino Inclusivas

 

3 – Educação para a diversidade: desafios da prática escolar

 

4 – Diversidade étnica, cultural, sexual e religiosa: a problemática da inserção no cotidiano escolar

 

5 – O professor e a diversidade cultural

 

 

Segmento: Educação Infantil e Ensino Fundamental I

 

1 – Alfabetização e letramento

 

2 – Letramento: leitura e escrita

 

3 – Produção Textual: análise de gêneros nos anos iniciais

 

4 – Letramento na Educação Infantil: as muitas facetas

 

 

Thatiane Sonally

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe