Categorias: Paraíba

Carnaval: aluguel por temporada

O carnaval se aproxima e com isso muitos programam passar os dias dedicados a Momo em nosso belo litoral, com o fim especifico de lazer em família e ou com os amigos. A locação de imóveis é sempre convidativa para o programa, mas é sempre bom estar atento para o sonho não se tornar um pesadelo e o fim ser uma bruta dor de cabeça, culminando em registrar reclamação em algum órgão de defesa do consumidor ou batendo as portas do Judiciário com vistas a reparação de prejuízos ou dissabores experimentados. Eis, portanto, algumas dicas a fim de que se possa alugar um imóvel com segurança.

A locação por temporada está prevista na lei do inquilinato e diferentemente do aluguel residencial ou comercial, contém algumas especificidades. Em primeiro lugar destaca-se que dito contrato é de pequeno período, não podendo ultrapassar os 90 (noventa) dias e sua concretização serve para realização de cursos, eventos ou lazer. Ocorrendo a sua prorrogação perde então a sua natureza e passa a se reger como se fosse um contrato por tempo indeterminado.
Outro aspecto significativo é que o pagamento pode ser exigido antecipadamente e de uma única vez. Para quem aluga é bom ficar atento, exigir a formação do contrato na forma escrita e recibo discriminado de tudo o que for efetivamente pago.


DA LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL

O consumidor deve ficar muito atento para a localização do imóvel, como por exemplo às condições das estradas, ruas ou avenidas; se esta acessível através de transporte público, como também pontos de referência.

Outro fator determinante e que tem que ser levado em consideração na hora da concretização do negócio é a questão da segurança do imóvel, bem como se nas proximidades está servido de padarias, açougues, mercados, feiras-livres dentre outras facilidades. Lembre-se você estar indo para local estranho ao seu cotidiano e caso não encontre estas facilidades, pesa ao final no bolso, gastos com combustível ou táxi.


DAS CONDIÇÕES DO IMÓVEL

O inquilino jamais deve formalizar o contrato sem antes efetuar uma vistoria no imóvel. São detalhes que não se podem esquecer tais como: se os banheiros e sanitários se encontram desobstruídos, se há debito de água ou energia; se a rua é saneada ou mesmo a fossa séptica não está cheia. Tais detalhes deverão ser observados para evitar aborrecimentos como interrupção de água ou energia por parte da concessionária, o chamamento de profissionais para desentupir pias, galerias ou esgotar fossas, causando contratempo e gastos extras além de dissabores.

DA FORMAÇÃO E EXTINÇÃO DO CONTRATO

Após a escolha do imóvel, o inquilino (locatário), deve formalizar um contrato seja através de uma imobiliária ou mesmo direto com o locador, passando tudo aquilo que foi acertado ou visto em clausulas contratuais específicas, discriminando datas de entrada e saída, nome e endereço do proprietário, forma e local de pagamento, numero e tipo de cômodos.

É comum nesse tipo de negócio é que o imóvel já se encontra devidamente mobiliado jamais podendo ser esquecido pelas partes de pormenorizar tudo aquilo que se encontra agregado ao imóvel, tais como: camas, mesas, pratos, talheres, utensílios, cadeiras, etc. quantificar e detalhar o estado de conservação.
O pagamento de impostos relativos ao imóvel, é de responsabilidade do proprietário, entretanto as taxas de energia, água e condomínio correrão por conta do inquilino, sendo ao final da locação prestada as devidas contas.

Não esqueça após a expiração do prazo de locação efetuar nova vistoria e detalhar novamente o estado em que estar devolvendo o bem, relacionando tudo por escrito desse documento, protocolado pelo proprietário ou preposto.

O consumidor que se cercar de tais cuidados certamente terá como única preocupação o lazer e gozar mais um verão a beira-mar, livre por algum período de toda e qualquer preocupação cotidiana, afinal de contas ninguém é de ferro.

 

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026