Categorias: Paraíba

Candidatos a conselheiros tutelares de João Pessoa participam de capacitação

Os candidatos que estão concorrendo ao cargo de conselheiros tutelares de João Pessoa participam, neste sábado (15) e domingo (16), de um curso de formação previsto no edital 2023 – etapa que prevê a capacitação quanto às políticas públicas de garantia de direitos das crianças e adolescentes, além do conteúdo programático de língua portuguesa. Os encontros acontecem na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro Mangabeira VII.

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) foi escolhida como banca organizadora do Processo Eleitoral dos Conselheiros Tutelares e ficou responsável pela organização do curso de formação dos candidatos, além da elaboração, aplicação, fiscalização e correção das provas. A contratação da banca foi realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), após a definição da Comissão Eleitoral.

Em JP, candidatos a conselheiros tutelares participam de capacitação – Foto: Assessoria / Secom-JP

Ricardson Dias, conselheiro tutelar da Região Sul, participou da formação compartilhando suas experiências na aplicação das leis no dia a dia das atribuições dos Conselhos Tutelares. “O estudo é de responsabilidade do candidato, mas a Comissão Eleitoral, junto com a banca elaboradora da prova, tem essa preocupação de fazer esse encontro prévio para trazer informações gerais e contribuir um pouco com essa preparação para a prova”, destacou.

O Ministério Público da Paraíba também está presente acompanhando todas as etapas da eleição, como explicou o promotor da Infância e Juventude Arley Escorel. “A participação do Ministério Público neste processo seletivo tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, que define o papel do Ministério Público como órgão fiscalizador e fundamental neste processo. Não só como fiscalizador, mas como articulador para que tudo dê certo. Temos tido essa preocupação de fazer reuniões com os secretários, com a comissão, com a equipe que vai elaborar a prova, para que não haja irregularidades, para que não ocorram falhas ou que pelo menos sejam minimizadas”, frisou.

Estiveram presente durante a abertura do curso de formação, o presidente da Comissão Eleitoral do processo de escolha dos conselheiros tutelares de João Pessoa, Silvio Britto; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha; o promotor da Infância e Juventude do Ministério Público da Paraíba, Alley Borges Escorel; e a professora do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marlene França.

Processo eleitoral – A próxima etapa, de acordo com o calendário, é a divulgação do local da prova, no dia 19 de julho, que está com a aplicação prevista para o dia 30 do mesmo mês. Os candidatos terão que responder 50 questões objetivas de múltipla escolha, sendo uma discursiva de estudo de caso, visando à capacitação do cargo. O candidato que não comparecer à prova estará automaticamente eliminado do pleito.

O processo de escolha dos conselheiros tutelares deve acontecer no dia 1º de outubro, das 8h às 17h. As urnas serão fixadas nas escolas municipais e os eleitores terão que levar um documento com foto, assim como nas eleições convencionais, com direito a votar em um único candidato pertencente a uma das sete regiões. Em seguida, são escolhidos 5 conselheiros tutelares por regiões e 5 suplentes, totalizando 70 representantes eleitos.

Secom-JP

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026