A Delegacia da Mulher de João Pessoa atende em média 15 casos de violência contra a mulher por dia. Porém, a estimativa é que o número de agressões seja maior, já que muitos desses casos não são denunciados à polícia. De janeiro até outubro de 2012 foram instaurados 1.279 inquéritos policiais para tratar sobre casos deste tipo no local.
Até 10 de dezembro, o Governo da Paraíba, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Secretaria de Comunicação (Secom), realiza uma campanha de combate à violência contra a mulher em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. A campanha “Violência contra a mulher. Denuncie. Você não está sozinha” acontece em 16 dias alusivos ao dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
“O perfil da mulher que nos procura aqui na delegacia é aquela mulher que sofre, que vem sofrendo ao longo da sua vida, humilhações, agressões físicas por parte dos seus companheiros”, explicou a delegada da mulher, Maisa Félix. Em João Pessoa, a delegacia não fecha. O funcionamento é 24h por dia, durante todos os dias da semana.
Para as duas delegadas que ficam resonsáveis pelos casos, a punição do agressor é fundamental para dar um basta na violência doméstica. “Ela tem que vir para a delegacia sabendo disso porque existe também alguns casos que elas chegam ‘mas eu quero que a senhora dê um conselho’. E a gente sabe que isso não adianta. Então a gente tem também até que fazer um trabalho com ela para ela entender que essa conversa informal que ela quer que nós tenhamos com ele não vai surtir o efeito da responsabilidade criminal”, recomendou a delegada Renata Matias.
De acordo com o Mapa da Violência, João Pessoa é a segunda capital do país com mais registros de violência doméstica e de assassinatos de mulheres. No Centro de Referência da Mulher, uma equipe trabalha para mudar essa estatística. São oferecidos atendimentos psicológico, jurídico e social.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…
A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…
O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…
Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…
Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…