Categorias: Paraíba

Campanha faz Paraíba imunizar 46,03% dos idosos contra gripe

PUBLICIDADE

As pessoas com 60 anos ou mais que ainda não foram imunizadas contra a gripe têm até esta sexta-feira (8) para tomar a vacina, nas unidades de saúde espalhadas por todo o Estado. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), 188.776 pessoas ou 46,03% da população idosa da Paraíba haviam sido vacinadas no Estado, até a manhã desta segunda-feira (4). Apesar de ainda não ter alcançado nem a metade do público-alvo, a Paraíba supera a média do Nordeste (42,83%) e a do Brasil (36,44%).

A meta do MS é vacinar pelo menos 80% dos 410.140 idosos do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) trabalha junto aos municípios que estão realizando a vacinação para que a campanha seja intensificada. O coordenador do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, disse que o percentual de idosos vacinados está dentro da expectativa. “Estamos no Brasil e brasileiro tem a fama de deixar tudo para a última hora, mas fazemos mais um apelo aos idosos que se vacinem o mais rápido possível, antes que a gripe chegue”, afirmou.

Walter Albuquerque lembrou que no período chuvoso o vírus da gripe tende a se proliferar mais rapidamente, facilitando o contágio das pessoas pela doença. “O vírus provoca uma redução da imunidade, podendo gerar complicações como pneumonias e enfisemas pulmonares, e até levar à morte. Tudo isso pode ser evitado com a vacina”, disse.

O coordenador do Núcleo de Imunização destacou que a vacinação nas zonas rurais de alguns municípios atingidos pelas chuvas tem sido mais lenta. “Em alguns locais, há dificuldade de acesso e isso tem atrapalhado um pouco o trabalho dos vacinadores, mas a expectativa é que até o final da semana consigamos atingir a meta ou até superá-la”, disse Albuquerque.

A campanha de vacinação contra a gripe, no Estado, foi aberta no último dia 25 de abril, pelo governador José Maranhão e o secretário estadual de Saúde, José Maria de França. Durante o evento, eles destacaram a importância da vacina que já é responsável por uma redução em torno de 50% das internações hospitalares no Brasil, segundo estudo do Ministério da Saúde.

 

 

Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo trata desincompatibilização de secretários como natural e diz esperar prazo final para possíveis mudanças

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a desincompatibilização de secretários…

14 de maio de 2024

Farpas: Jhony Bezerra acusa Bruno de rejeitar convênios e de desprezar necessidades básicas a população em CG

Em entrevista ao programa Frente a Frente na noite de ontem, na TV Arpuan, o…

14 de maio de 2024

Ex-presidenciável, padre Kelmon admite apoiar Queiroga para PMJP: “Vou procurá-lo”

Na corrida eleitoral de João Pessoa deste ano, o ex-candidato à presidência da República, Padre…

14 de maio de 2024

João reforça prazo para anúncio do grupo para PMCG e adianta que não está esperando por Romero

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a expectativa em torno…

14 de maio de 2024

Galdino anuncia venda da folha de pagamento da ALPB para a Caixa; dinheiro será utilizado para a construção da nova sede

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), anunciou que a Caixa…

14 de maio de 2024

Líder do Republicanos em CG, Murilo Galdino aguarda decisão de Romero e da oposição para definir espaço em CG

O deputado federal Murilo Galdino, que preside o diretório do Republicanos em Campina Grande, afirmou…

14 de maio de 2024