A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Campanha ‘Chega de trabalho infantil’ será lançada em CG

Miguel Francisco dos Santos Filhos, 16 anos, viveu esta semana uma experiência inusitada que, com certeza, ficará para sempre na sua memória. Morador do bairro do Róger, periferia da Capital, ele frequenta há cerca de um ano a Casa Pequeno Davi, ONG que há 32 anos afasta crianças da exploração infantil e as aproxima dos seus sonhos.

E foi justamente a Pequeno Davi que o proporcionou a oportunidade de sair do anonimato e se revelar para o Brasil, gravando um vídeo com a atriz paraibana Zezita Matos, que interpretou recentemente a personagem Piedade na novela ‘Velho Chico’.

Foi na última terça-feira que Miguel ficou cara a cara com a premiada atriz. Frio na barriga, voz embargada no vídeo, mas valeu a experiência. “Só conhecia ela pela televisão. Fiquei um bocado nervoso”, revela o jovem, após a experiência de contracenar com a atriz e professora Zezita Matos.

Ela sempre dividiu o seu tempo entre a arte de representar e a de educar. E, mesmo com a agenda cheia, aceitou o convite e gravou um vídeo para a campanha. Zezita leva no currículo inúmeros prêmios no teatro e no cinema, tendo inclusive feito filmes que tratam da temática da exploração sexual, considerada pela OIT uma das piores formas de trabalho infantil. Um deles foi ‘Baixio das Bestas’, que mostra o drama de uma adolescente explorada sexualmente pelo próprio avô, caso que se repete na vida real.

Já Miguel cursa o 1o ano do ensino médio e diz que pensa em fazer faculdade de Educação Física. Além disso, faz aulas de música na ONG, localizada em uma área de grande vulnerabilidade social. “Tocar sanfona é um sonho, mas tá um pouco adormecido. Preciso de um empurrãozinho”, confessa. A Pequeno Davi atende atualmente mais de 200 crianças e adolescentes em vários projetos sociais, que também são apoiados pelo MPT.

Campanha. Lançada primeiramente em Campinas, São Paulo, a campanha deste ano já conseguiu adesões como a da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, do cantor Daniel, além dos atletas Maurício e Hortência.

Na Paraíba, a campanha nacional do MPT “#Chega de Trabalho Infantil” ganhou um tom mais regional. Foi adaptada para o São João, período de muitas festividades em parte do Nordeste e aumento da incidência de crianças trabalhando em eventos, nas ruas e mais sujeitas à exploração sexual.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe