Categorias: Paraíba

Campanha alerta sobre trabalho infantil no Bloco Muriçoquinhas

PUBLICIDADE

A história pode ser diferente: Trabalho infantil não é a opção. Esse foi o tema divulgado na tarde da segunda-feira (25), durante o desfile do bloco das Muriçoquinhas do Miramar com a participação do serviço estadual de denúncia, Disque 123. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), levou às ruas a sexta edição do projeto, que teve o papel de promover o esclarecimento e realizar uma ação de mobilização e sensibilização, alertando a população sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como a questão do trabalho infantil.

Um estande foi montado na Avenida Epitácio Pessoa, onde uma equipe técnica da SEDH distribuiu materiais informativos sobre o Disque 123, uma atividade importante que proporciona a socialização do serviço de denúncias para a sociedade. O projeto recebe informações de qualquer tipo de violação de direitos, onde as denúncias podem ser realizadas de forma anônima e serão monitoradas. A Paraíba é o primeiro Estado a ter seu próprio disque denúncia, implantado em fevereiro de 2104.

A iniciativa surgiu a partir da constatação de que no período das festas carnavalescas há um aumento no número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, considerada uma das piores formas de trabalho infantil. O momento foi de muita alegria e as Crianças puderam usufruir não só da festa carnavalesca, bem como, pinturas no rosto, pipoca, algodão doce, pirulitos e balões. Aproximadamente um público de 4 mil crianças e seus respectivos pais visitaram o estande.

A representante da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Silvia Tavares, considerou o evento de extrema importância porque a cada ano aumenta violação de direitos contra a criança e o adolescente. “Quando a gente se mobiliza e sensibiliza a população nós podemos fazer a diferença sim”, avalia.

“Qualquer serviço público e social que se propõe a proteger a criança dos riscos da violência é importantíssimo. A criança é o futuro do nosso país, e os adultos que estão sobre a responsabilidade delas precisam ter conhecimento de como e a quem recorrer”.  Ressaltou a foliã Fabíola Braz, mãe de dois filhos.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, participou do bloco e enfatizou que a ação da SEDH é uma articulação conjunta que envolve todas as gerências que trabalham de maneira direta ou indireta com a temática da violação de direitos humanos. “O carnaval é um momento oportuno para divulgarmos esse projeto, mostrarmos à população o objetivo e a relevância dele, é dizer que a Paraíba está atenta e que saiu na frente criando um disque denúncia próprio, é sensibilizar a sociedade que precisamos enfrentar a violência o ano inteiro, ligando para o Disque 123”, observou.

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Eduardo Carneiro recebe cidadania areiense e reafirma compromisso com desenvolvimento do município

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), recebeu, neste sábado (18), título de cidadania areiense durante…

19 de maio de 2024

Caminhão tomba na BR-230 e carga de bebidas é saqueada em Santa Rita

Na noite deste sábado (18), parte da carga de refrigerantes e água mineral foi saqueada…

19 de maio de 2024

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024, revela IBGE

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desocupação de 9,9%, ou…

19 de maio de 2024

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Apostador de Casserengue ganha quase R$ 70 Mil na Mega-Sena

Uma aposta de Casserengue acertou cinco dos seis números da Mega-Sena e ganhou R$ 69.387,92…

19 de maio de 2024