Categorias: Paraíba

Câmara de Campina Grande realiza audiência pública sobre Direitos dos Animais

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (08), uma audiência pública com o objetivo de debater a conscientização dos direitos dos animais. A audiência partiu de uma propositura do vereador Olimpio Oliveira (MDB). Preservar os animais e o meio ambiente é fundamental para todos. Cada dia a população tem compreendido a importância de cuidar de nosso planeta e de quem aqui habita, e foi nesse contexto que girou o debate entre os vereadores e convidados.

Abrindo a audiência, o vereador Olimpo Oliveira comentou que Campina Grande tem sido pioneira no Nordeste na causa animal e lembrou que a Rainha da Borborema foi a primeira cidade nordestina a abolir a eutanásia de animais sadios, mas que ainda se tem muito a fazer. “Espero o dia em que cuidar de animais não seja um favor. E que essa causa tenha a mesma efetividade como qualquer outra medida pública”, comentou.

Além do debate acerca do maus tratos de animais, o professor de direito e coordenador do Núcleo de Extensão em Justiça Animal (NEJA-UFPB), Francisco Garcia, trouxe para o debate o meio ambiente e a necessidade da educação ambiental, mostrando o descaso humano com tragédias como: Mariana, Brumadinho e as queimadas da Amazônia. “Nós precisamos entender que o planeta não é feito só para o homem, mas para toda manifestação de vida”, disse o professor.

Na última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, estima que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos. De acordo com os mais de 16 debatedores da audiência pública, cuidar dos animais além de ser um ato de amor, é uma questão de saúde pública, pois a população animal que estar nas ruas pode transmitir doenças como: cinomose, a parvovirose, sarna, entre outros.

Para participar do debate, apresentar propostas e soluções de conscientização para a causa animal e do meio ambiente estiveram presentes, além dos vereadores, representantes da Polícia Ambiental e Sudema, do Centro de Zoonoses, do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, Insa e protetores da causa animal.

Dirp./CMCG

Últimas notícias

Vulnerabilidade reduz altura média de crianças indígenas e nordestinas; aponta pesquisa

A vulnerabilidade social faz com que crianças indígenas e de alguns estados do Nordeste, com…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 100 municípios da Paraíba podem registrar chuvas intensas nesta sexta-feira

Mais de 100 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas e há baixo…

20 de fevereiro de 2026

Preso homem suspeito de matar namorada ao empurrá-la de moto na Paraíba

A polícia prendeu um homem identificado como Renato Ferreira Salustiano Neto suspeito de matar Rayla…

20 de fevereiro de 2026

Jovem é morto a tiros em via pública no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto na manhã de hoje (20), no bairro…

20 de fevereiro de 2026

Mega-Sena acumula e prêmio chega aos R$ 105 milhões; veja os números

O prêmio do concurso 2.974 da Mega-Sena acumulou ontem (19). A estimativa de prêmio do…

20 de fevereiro de 2026

Pastor Sérgio Queiroz comenta representação dos evangélicos no desfile da Acadêmicos de Niterói: “Quebrantai-vos”

Com a repercussão negativa envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…

20 de fevereiro de 2026