Categorias: Paraíba

Câmara de Bayeux deve realizar concurso público em até 180 dias

PUBLICIDADE

A Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a decisão da 4ª Vara Mista de Bayeux que determinou à Câmara Municipal a realização de concurso público para cargos efetivos no prazo de 180 dias. O caso teve como relator o desembargador Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (processo nº 0804432-64.2025.8.15.0000).

A ação foi movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que apontou forte desproporção no quadro funcional da Casa Legislativa: apenas 17 servidores concursados frente a mais de 80 comissionados.

Na decisão de primeira instância, além da obrigação de realizar concurso, foi fixada multa diária de R$ 500, limitada a R$ 50 mil, em caso de descumprimento.

A Câmara Municipal recorreu alegando que os cargos efetivos já estariam preenchidos, que a redução de comissionados inviabilizaria os trabalhos e que não haveria orçamento para o certame. Também apontou suposta repetição de ação anterior já extinta.

O relator, no entanto, rejeitou os argumentos, afirmando que o Legislativo municipal vem se omitindo em corrigir irregularidades, mesmo após recomendações do Ministério Público e tentativas de acordo extrajudicial. Ele lembrou ainda que, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), cargos comissionados só podem existir em caráter excepcional, para funções de direção, chefia ou assessoramento, e de forma proporcional ao número de efetivos.

Para o desembargador, a situação configura “estado de inconstitucionalidade permanente”, o que legitima a intervenção judicial.

De decisão cabe recurso.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Servidores do Estado recebem segunda parcela do 13º nesta quarta-feira

O governador João Azevêdo confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores…

8 de dezembro de 2025

Aguinaldo Ribeiro é designado para relatar projeto que prevê corte de benefícios fiscais em 2026

O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…

8 de dezembro de 2025

Deu na Folha: PT e Hugo Motta vivem momento de tensão e aliança na Paraíba vira ponto de atenção

A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…

8 de dezembro de 2025

JP e CG ofertam mais de 2 mil vagas de emprego na Paraíba nesta semana

Os postos de atendimento ao trabalhador em João Pessoa e Campina Grande iniciam esta semana…

8 de dezembro de 2025

Flávio Bolsonaro diz que preço para desistir de candidatura é ter o pai ‘livre, nas urnas’

Em seu primeiro compromisso público após anunciar a pré-candidatura à Presidência, neste domingo (7), o…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025