Categorias: Paraíba

Cai para 92 número de foragidos do PB1; 43 já foram recapturados

PUBLICIDADE

Recontagem aponta 92 fugados e 43 deles já estão de volta às celas;  Segurança tem mil homens nas ruas; objetivo da ação foi libertar quadrilha de explosão a bancos

 

Uma recontagem realizada durante toda a manhã e divulgada no início da tarde desta segunda-feira (10) apontou que o número de presos foragidos da Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes – PB1 e PB2 é 92, dos quais 43 já foram recapturados. Em coletiva realizada na Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), as forças de segurança da Paraíba confirmaram o emprego de mais de 1.000 policiais militares e civis, que reforçam as diligências relativas à recaptura de  detentos foragidos.

 

De acordo com o tenente coronel Sérgio Fonseca de Souza, secretário de Administração Penitenciária do Estado, a ação criminosa teve como alvo o resgate dos detentos Romário Gomes da Silveira, conhecido como ‘Romarinho’, Ivanilson Pereira de Macedo e Antônio Arcênio de Andrade Neto, todos suspeitos de assalto e explosão a carro-forte e presos pela Polícia Militar da Paraíba no dia 6 de agosto deste ano, na cidade de Lucena.

 

“O que aconteceu no PB 1 foi uma ação pontual. O objetivo principal foi resgatar Romarinho, chefe do grupo criminoso. A incursão dos homens que efetuaram o resgate na unidade prisional aconteceu com uso de armamento de calibre restrito, como fuzil 556 e 762 e .50, explosivos, além alicates para retirada dos cadeados que davam acesso à cela, no Pavilhão 2. O preso Livaci Muniz da Silva, também envolvido na ocorrência em Lucena, não foi resgatado”, disse o secretário, reforçando que Romarinho já foi preso duas vezes na Paraíba e será preso novamente.

 

O tenente coronel Sérgio Fonseca de Souza ainda informou que os alicates utilizados para a fuga de Romário, Ivanilson e Antônio, foram usados por outros presos do PB 1, que violaram cadeados e fugiram a pé pela mata.

 

O coronel Euller Chaves enfatizou o reforço da Polícia Militar também nas divisas da Paraíba e a articulação com as forças de segurança dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, para localização e recaptura dos detentos. “Desde as primeiras horas, fizemos uma interação permanente e deslocamos efetivo policial a fim de ocupar e saturar pontos estratégicos. Estamos de prontidão para caçar esses indivíduos e, se necessário, neutralizá-los. São mais de mil homens nas ruas para tranquilizar a população”, ratificou, lamentando a morte do tenente PM Erivaldo Silva Moneta, 33 anos, atingido por disparo de arma de figo na cabeça durante confronto na PB 008. Ele foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma e o falecimento confirmado por volta das 12h.

 

“O que temos a dizer à população é que confie nas suas Polícias. Nós não vamos descansar enquanto não dermos uma resposta eficiente para esse evento. Sabemos que o Brasil todo passa por essa situação e a Paraíba em um período de oito anos não tinha registrado um fato dessa natureza, mas estamos prontos, nas ruas. As escolas estaduais estão funcionando e nós estamos à disposição da sociedade. A apuração está adiantada e o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil está trabalhando no inquérito policial”, frisou o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

 

Durante a coletiva de imprensa, que também contou com as presenças do secretário de Comunicação Institucional, Luís Tôrres, do delegado geral de Polícia Civil, João Alves de Albuquerque, e do secretário executivo da Seap, João Paulo Ferreira, ainda foi informado que todos os danos causados àquela unidade prisional já foram sanados, com conserto de dois portões e a substituição dos cadeados violados durante a ação criminosa.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após 190 reclamações, Procon de Campina Grande dá 48 horas para bancos Pan e BMG se adequarem

O Procon de Campina Grande instaurou, nesta quinta-feira, 18, um processo administrativo contra os bancos…

19 de dezembro de 2025

Cícero Lucena revoga artigo que flexibilizava Lei do Gabarito em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), editou nessa quinta-feira (18) uma Medida Provisória…

19 de dezembro de 2025

Homem com tornozeleira eletrônica é alvo de tentativa de homicídio em Mangabeira

Um homem de 31 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi alvo de uma tentativa de…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025

Identidade cultural da PB fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025