A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se comprometeu junto ao Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) a resolver o problema da falta de abastecimento de água potável em duas localidades da região sertaneja do estado: na Comunidade de Riacho do Jardim, no município de Brejo do Cruz, com cerca de 50 famílias; e na cidade de São José do Brejo do Cruz, cuja população está estimada em 1.707 habitantes.
O compromisso da Cagepa foi firmado no final da tarde desta segunda-feira (17) durante uma reunião, no edifício-sede do MPPB, em João Pessoa, com o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e a promotora de Justiça de Brejo do Cruz, Sônia Maria de Paula Maia. Representaram o superintendente da Cagepa, Deusdedit Filho, os técnicos Marco Túlio Zípoli (Diretoria de Operação e Manutenção) e Ariosto Ferraz da Nóbrega (Gerência do Centro Operacional).
O diretor Marco Zípoli garantiu que, ainda nesta terça-feira (18), ele definirá datas para que técnicos operacionais façam uma visita às duas localidades para fazer os primeiros levantamentos da situação para poder definir quais as soluções a serem tomadas. Por outro lado, a promotora de Justiça Sônia Maia vai programar para as mesmas datas das inspeções audiências públicas com a participação das duas populações atingidas pela falta de água.
“São populações que estão passando por dificuldades, onde, quem pode, tem que pagar carros-pipa para ter acesso à água”, lamenta a promotora, acrescentando: “No caso da Comunidade Riacho do Jardim, são pessoas muito carentes e, por ironia, vivem sem água mesmo com as tubulações da adutora passando em frente às suas casas”.
Ela conta que a população dessa localidade, desesperada, utilizam as chamadas ventosas da tubulação (uma espécie de suspiro) para ter acesso à agua. Porém, boa parte dessas pessoas está sendo autuada por furto de água. “É muito triste ver a água passara em frente de sua casa e não ter o que beber”, aponta a promotora Sônia.
“Esta reunião é o início para a solução do problema que afeta essas pessoas humildes. Por isso solicitamos o encaminha de uma solução prática, com pé no chão, para que a situação seja realmente resolvida”, completou o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Filho.
No caso de Riacho do Jardim, o diretor Marco Túlio explicou que na tubulação da adutora passa água bruta, sem tratamento, e que não pode ser servida à população. Mas o maior entrave é que a localidade é zona rural e a legislação não permite a atuação da Cagepa. “A Cagepa só pode atuar na zona urbana, não podendo cadastrar essas pessoas e nem fazer a cobrança pela água”, revela o diretor.
A solução, segundo ele, é atender a comunidade através do Projeto Cooperar ou da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM). “Nossas equipes especializadas vão fazer um estudo de sondagem e o caminho será a perfuração de poços artesianos, já que a Cagepa não pode atuar na zona rural”, explica Zirpoli.
O município paraibano de Brejo do Cruz, onde se localiza a Comunidade Riacho do Jardim, está situado a 420 quilômetros de João Pessoa, na microrregião de Catolé do Rocha. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2007 sua população era estimada em 12.424 habitantes, numa área territorial de 399 quilômetros quadrados.
Falta d’água
Já o problema em São José do Brejo do Cruz é menos complicado, já que é uma área urbana e a Cagepa poderá definir uma solução com mais rapidez. A cidade possui um grande açude e as casas estão prontas para receber a água, mas estão faltando o tratamento da água e o abastecimento. Basta fazer a interligação das tubulações.
São José do Brejo do Cruz também está localizado na microrregião de Catolé do Rocha. De acordo com o IBGE, no ano de 2009 sua população era estimada em 1.707 habitantes, numa área territorial de 253 quiilômetros quadrados. O município está a 530 quilômetros da capital, João Pessoa.
Ascom
Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia, nesta terça-feira (3), os trabalhos em 2026 com…
O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…
O secretário estadual de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), confirmou que deixará o comando…
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) deixou claro, durante entrevista nesta segunda-feira (02), que ainda…
Além do reajuste linear de 10% concedido aos servidores estaduais, o governador João Azevêdo anunciou…