Foto: divulgação / MPPB
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou nota nesta segunda-feira (19), em resposta às declarações do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), que responsabilizou a empresa pela morte de peixes registrada no Açude Velho na semana passada.
Na nota, a Cagepa afirma que Campina Grande possui um dos melhores índices de esgotamento sanitário do Nordeste e também em nível nacional nas áreas operadas pela Companhia.
“O município registra mais de 80% de atendimento no esgotamento sanitário, 100% de tratamento de esgoto coletado, e figura como o melhor saneamento do Nordeste (ranking do CLP). Além disso, realiza investimentos recorrentes no setor de esgotamento sanitário na cidade”, detalhou a direção da Companhia.
Ainda de acordo com o posicionamento, a empresa tomou conhecimento do caso envolvendo o Açude Velho e se colocou à disposição dos entes municipais de Campina Grande para apoiar as ações necessárias com foco na solução do problema.
“Com a prefeitura realizando a fiscalização da drenagem e dos canais, que são de sua responsabilidade, em sendo identificado irregularidades estaremos de prontidão para auxiliar na adequação da rede dos imóveis e estabelecimentos. Ressaltamos que as ligações clandestinas de esgoto em galerias de águas pluviais e em canais de drenagem devem ser combatidas pelas prefeituras, que têm o poder de polícia para tal”, acrescentou o texto.
A Cagepa também enfatizou que não possui poder fiscalizatório para atuar em redes de drenagem e canais, atribuição que cabe às prefeituras. Por fim, a Companhia reiterou que existe rede de esgotamento sanitário no entorno do Açude Velho e que o sistema está operando normalmente.
O posicionamento da Cagepa ocorre após o prefeito Bruno Cunha Lima afirmar, em entrevista à rádio Correio 98 FM, que a gestão municipal é responsável apenas pelo controle das águas pluviais, atribuindo à Companhia a gestão de água e esgoto em Campina Grande e no estado.
O caso segue sendo acompanhado pela Prefeitura, pelo Ministério Público da Paraíba e por outros órgãos, enquanto a Polícia Civil investiga um possível crime ambiental relacionado à morte de cerca de dez toneladas de peixes no Açude Velho.
Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Cagepa afirma que Campina Grande possui os melhores índices de esgotamento sanitário em nível regional e nacional nas áreas operadas pela Companhia. O município registra mais de 80% de atendimento no esgotamento sanitário, 100% de tratamento de esgoto coletado, e figura como o melhor saneamento do Nordeste (ranking do CLP). Além disso, realiza investimentos recorrentes no setor de esgotamento sanitário na cidade.
A Companhia tomou ciência do caso que vem ocorrendo no Açude Velho, e se coloca à disposição dos entes municipais de Campina Grande para apoiar as ações necessárias focadas em solucioná-lo.
Com a prefeitura realizando a fiscalização da drenagem e dos canais, que são de sua responsabilidade, em sendo identificado irregularidades estaremos de prontidão para auxiliar na adequação da rede dos imóveis e estabelecimentos. Ressaltamos que as ligações clandestinas de esgoto em galerias de águas pluviais e em canais de drenagem devem ser combatidas pelas prefeituras, que têm o poder de polícia para tal. Reiteramos que a Cagepa não tem poder fiscalizatório para atuar em redes de drenagem e em canais.
Por fim, reiteramos que há rede de esgotamento sanitário no entorno do Açude Velho é que o mesma está operando normalmente.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A postura firme do deputado federal Ruy Carneiro em relação ao combate à violência contra…
Prefeitura já iniciou medidas para mitigar os efeitos da crise ambiental, incluindo a instalação de…
Não demorou muito. Logo após a fala do senador Efraim Filho a respeito da possibilidade…
O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), afirmou que, caso…
Reportagem do jornal O Globo, desta segunda-feira (19), trouxe detalhes dos diálogos que o presidente…
Equipes da Força Tática do 5º Batalhão apreenderam na noite deste domingo (18), várias drogas…