Categorias: Paraíba

Boqueirão recebe recarga de água e está a 12m de sangrar

PUBLICIDADE

Um oásis em pleno Cariri paraibano. O cenário que já se vê hoje no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, é bem diferente do observado há dois anos. O Boqueirão saiu da margem de volume morto, onde media 2,9% e por conta das chuvas intensas dos últimos dias que encerram os rios Taperoá e Paraíba, tem aumentado rapidamente seu volume.

O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, ultrapassou os 104 milhões de mil m³, o que representa 22,4% de sua capacidade total de armazenanto. Para atingir a marca de sangria o açude ainda precisa aumentar mais de 12 metros.

As chuvas ocorridas nos últimos dias favoreceram o aporte, então, à medida que o açude vai pegando um volume maior, existe o aumento do espelho d’água, que vai se espalhando. Por conta da cheia dos dois rios, o açude vai preenchendo seu espaço e a perspectiva é que, se as chuvas continuarem nos meses de março e abril, haja a sangria ainda este ano. Para atingir a capacidade máxima, o açude precisa ultrapassar os 12m e 60 cm que faltam, o equivalente e um prédio de cinco andares.

Construído há 63 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra Seca (Dnocs), com capacidade para armazenar 411,686 milhões de metros cúbicos de água, o Epitácio Pessoa se transformou na principal fonte de abastecimento de Campina Grande e hoje abastece mais de 1 milhão de paraibanos.

Segundo o especialista e recursos hídricos, Isnaldo Cândido, que durante 20 anos monitorou o açude como gerente de bacias hidrográficas da Aesa, o açude de Boqueirão divide momentos de sangrias maravilhosas, mas também de secas terríveis.  Há dois anos, o manancial viveu a pior seca de sua história, há dois anos. O nível de água atingiu os 4,8% da capacidade total e o açude chegou na sua reserva técnica, o que provocou um racionamento sem precedentes na história de Campina Grande. Com a chegada das chuvas, e das águas advindas da transposição do Rio São Francisco, o açude recuperou parte de sua recarga e aliviou a vida dos paraibanos que dependem do manancial.

Desde a inauguração, em 1957, Boqueirão sangrou 18 vezes, nos anos de 1967, 1968, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 198, 1984, 1985, 1986 1989. Depois ele passou 15 anos sem sangrar. Na última vez que o açude sangrou em 2011, a população fez festa para comemorar o espetáculo proporcionado pela natureza. Quando o açude de Boqueirão sangrou pela última vez, , ele teve a melhor fase de sua história. Segundo os dados da Aesa, ele passou 202 dias transbordando água ininterruptamente

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campeonato Paraibano começa neste final de semana com 10 clubes buscando título; veja detalhes

A bola vai rolar para a 116ª edição do Campeonato Paraibano. Após reformulação de equipes,…

17 de janeiro de 2026

João Pessoa tem dois trechos de praias impróprias para banho no fim de semana

Dois pontos da orla de João Pessoa foram apontados como impróprios para banho durante o…

17 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro reforça alinhamento com PSB durante posse de novo diretório na capital: “É a espinha dorsal desse projeto”

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), reforçou o…

17 de janeiro de 2026

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Cris Munhoz é atração do Sabadinho Bom deste final de semana

A cantora Cris Munhoz é a atração do Sabadinho Bom deste final de semana e…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464