O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou 646 atendimentos no fim de semana, em todo o estado. Os números dizem respeito aos chamados recebidos através do 193, da 7h30 da sexta-feira (25) até às 5h desta segunda-feira (28); além das ações de prevenção.
Conforme o balanço da seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, os atendimentos de natureza pré-hospitalar lideraram o ranking, com 110 casos, sendo a maior parte deles (54) na área da Grande João Pessoa. Já as ocorrências de incêndio chegaram a 83 episódios, seguidas de 15 ações de salvamento, três intervenções e emergências com produtos perigosos e 11 ocorrências não classificadas.
Na área de salvamento aquático, os bombeiros registraram 23 atendimentos, sendo cinco resgates aquáticos – que é quando a pessoa está em situação de iminente afogamento e é retirada da água, três primeiros socorros, um afogamento sem óbito e outro que resultou em óbito; além de uma criança perdida e 12 ocorrências classificadas como ‘outras’.
Prevenção – O Corpo de Bombeiros desenvolveu, neste fim de semana, 262 ações preventivas. Desse total, 178 foram informações prestadas ao público, 52 foram advertências, 27 pontos base em eventos externos e cinco ações socioeducativas. O maior número de ações preventivas foi registrado na Região Metropolitana de João Pessoa (244), onde aconteceu a Romaria da Penha, neste sábado (26) e domingo (27).
A procissão de Nossa Senhora da Penha, que aconteceu neste sábado (26) e domingo (27) na Capital, contou com 139 ações do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A maioria delas foi de natureza preventiva (79), o que evitou a ocorrência de casos graves. No total, 141 bombeiros, apoiados por 26 viaturas, trabalharam por todo o percurso de 14 quilômetros da romaria.
Conforme o comandante da operação, tenente coronel Lucas Severiano, entre as ações preventivas teve destaque a apreensão de 30 botijões de GLP (o Gás de Cozinha), que estavam em situação irregular em carrinhos de alimentação. Também houve a vistoria em 12 trios elétricos, a distribuição de 20 pulseiras de identificação para crianças e a prestação de 17 informações ao público.
Dentro dos atendimentos, foram 29 primeiros socorros realizados no decorrer do percurso e 26 no Posto Médico do Corpo de Bombeiros montado próximo ao palco principal, na Penha; além de uma ocorrência não classificada. Segundo o oficial que comandou a operação, tenente coronel Lucas, os casos atendidos foram os que geralmente ocorrem na procissão: pressão alta, cansaço, queda e mal súbito.
“Os picos de ocorrências foram na concentração e na dispersão da romaria. Durante a caminhada praticamente não houve necessidade de intervenção dos bombeiros para realizar primeiros-socorros”, comentou, ao acrescentar que não foi registrado caso de incêndio. O comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, também participou da operação da romaria, acompanhando in loco o trabalho da corporação.
O plano – O esquema preventivo do Corpo de Bombeiros na Romaria da Penha contou com a distribuição de efetivo e viaturas de modalidades diversas em pontos estratégicos ao longo do percurso. Entre as guarnições empregadas estavam as de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar; além de uma embarcação para a prevenção a afogamentos na orla da Penha. Também foram instaladas sete tendas ao longo do percurso para atendimento da população, bem como apoio para o efetivo empregado.
Secom-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma carreta que transportava cerca de 80 bois tombou na madrugada desta sexta-feira (09) em…
Moradores da Comunidade Paulo Afonso, localizada na região de Jaguaribe, em João Pessoa, realizaram um…
Um princípio de incêndio mobilizou equipes do Hospital Regional de Sousa, no Sertão da Paraíba,…
Reportagem do portal O Fator, que é referência no estado de Minas Gerais, trouxe ontem…
A riqueza do artesanato paraibano nas diversas tipologias. O Salão do Artesanato Paraibano será aberto…
Com apenas o Campeonato Paraibano para disputar no curto calendário, o Campinense ainda sonha em…