Categorias: Paraíba

Bloqueado do FPM: Paraíba tem um município impedido de receber repasse da terceira parcela de fevereiro

A Paraíba tem uma cidade entre as afetadas pelo bloqueio de recursos federais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, na última sexta-feira (28), recebeu a terceira parcela de fevereiro, totalizando R$ 5,9 bilhões. A cidade de Belém do Brejo do Cruz, no interior, figura na lista de municípios impedidos de receber esses valores devido a pendências financeiras.

O bloqueio de recursos do FPM ocorre quando os municípios não estão em conformidade com diversas exigências burocráticas, como a falta de pagamento da contribuição ao Pasep ou dívidas com o INSS, entre outros fatores. No caso de Belém do Brejo do Cruz, a suspensão dos repasses coloca em risco o cumprimento de compromissos financeiros essenciais para a administração pública local.

No total, 22 municípios brasileiros estão com o FPM bloqueado. A maioria está localizada no estado do Rio de Janeiro, que possui cinco municípios na lista, seguido por estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pernambuco, com três cidades cada. Embora a Paraíba tenha apenas um município bloqueado, a situação de Belém do Brejo do Cruz pode impactar diretamente os serviços essenciais da cidade, que depende desses recursos federais para o custeio de áreas vitais como saúde, educação e infraestrutura.

De acordo com Dalmo Palmeira, especialista em orçamento, os bloqueios financeiros geram sérias dificuldades para os municípios, especialmente para os menores, que dependem do FPM para manter as atividades básicas em funcionamento.

“Para os municípios que são muito dependentes do FPM, praticamente significa a paralisação do funcionamento das atividades básicas do município. Em muitos deles, a maior despesa é com pagamento de pessoal, então se isso permanece durante algum tempo, acaba atrasando a folha de pagamento”, explica.

É importante destacar que, embora os recursos estejam bloqueados, eles não são perdidos. Uma vez que o município regularize a situação que gerou o bloqueio, os valores serão liberados e poderão ser utilizados para atender às necessidades da população, conforme o planejamento e as prioridades dos gestores municipais.

A liberação do terceiro decêndio de fevereiro do FPM, no valor líquido de R$ 4,7 bilhões (após a retenção obrigatória para o Fundeb), representa um aumento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

PB Agora

Últimas notícias

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de JP

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026